Esboços de moda para iniciantes

Escrito por casandra maier | Traduzido por victor hugo santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Esboços de moda para iniciantes
Aprender a esboçar irá permitir que você transfira suas ideias de roupas para o papel (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Apesar de esboços de moda exigirem certa técnica, você não tem que ser um artista profissional para criar um esboço. As pessoas geralmente se vêem na necessidade de realizar croquis de moda ao tentarem transmitir a ideia de um traje, projetar sua própria roupa ou ao fazer um curso de design de moda. Como um iniciante, aprender sobre as técnicas básicas e materiais necessários para criar um esboço de moda vai ajudá-lo a transferir as suas ideias para o papel.

Outras pessoas estão lendo

Croquis

Um croqui -- do francês "croquer", que significa "esboçar, rascunhar" -- é um esboço de um objeto ou modelo. O croqui atua como um molde, sobre qual você coloca o seu papel vegetal, onde você vai desenhar seus projetos de roupa. Este desenho básico servirá como a base de seu desenho de moda. Os iniciantes podem aprender a desenhar croquis tomando aulas de desenho de observação ou modelo vivo. Se estiver desenhando um croqui pela primeira vez, então desenhe o seu modelo em papel quadriculado, que servirá de referência para tamanho e simetria.

Modelos

Se a idéia de desenho de modelo vivo é intimidante, há muitos modelos de croquis disponíveis online. Esses modelos ilustram personagens em várias e diversas poses. Ao adquirir uma coleção de muitas poses diferentes, você pode escolher a pose que melhor mostra a roupa que você deseja desenhar. Se você estiver desenhando trajes de época, certifique-se de escolher um modelo numa posição muito mais recatada do que se estivesse desenhando roupas modernas.

Papel de desenho vegetal

O papel vegetal é fino, próprio para esboços e semitransparente. Você irá desenhar seus projetos de roupa neste papel. Seu croquis ou modelos irão ficar debaixo do papel vegetal. Embora ele seja fino e ligeiramente opaco, o papel vegetal é de boa qualidade. Depois de ter esboçado seus primeiros projetos de moda, você pode anexar o papel vegetal à uma folha de papel mais firme ou cartolina para que você possa apresentar e mostrar seus esboços.

Outros materiais

Visite a papelaria mais próxima de você para adquirir materiais de desenho, tais como pincéis, borrachas, canetas hidrográficas e bastões de cola para seus projetos de moda. Para esboços em geral, use lápis B macio e 2B. Certifique-se de que você tenha um apontador de lápis à mão, para que você possa manter seus lápis extra-afiados. Para destacar e sombrear, use um lápis 4B. Se você planeja adicionar cor em seu esboço, use canetas hidrográficas de qualidade. Uma caneta hidrográfica ruim fará com que as cores escorram e borrem. Utilize uma borracha limpa-tipo para apagar, pois ela não irá danificar o papel, se você cometer um erro. Para adicionar colagens ao seu esboço, use uma cola bastão suave, que não vai molhar e enrugar o papel vegetal.

Considerações

Como um iniciante, esboce roupas que sigam um tema. Por exemplo, o tema poderia ser de vestidos de diferentes decotes ou variações na cintura, ou texturas e padrões. Reúna inspirações de revistas de moda e jornais. Crie arquivo que contenha imagens e recortes de moda, texturas e tecidos que inspiram você. Não copie estes projetos, mas use-os para influencia-lo e inspira-lo enquanto você cria seus primeiros esboços.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível