on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer uma escada de concreto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se sua escada de concreto está em más condições, talvez você deva consertá-la. Entretanto, se seus esforços não estiverem funcionando ou a escada simplesmente não for mais passível de conserto, deverá ser substituída. Escadas de concreto são duráveis e resistentes se tratadas corretamente. Considere apenas substituir os degraus por outros. Este pode ser um projeto "faça você mesmo" fácil e barato.

Instruções

Uma escada nova pode ser um projeto "faça você mesmo" muito simples (Concrete stairway image by MAXFX from Fotolia.com)
  1. Remova os degraus existentes e quaisquer outros itens da área onde pretende construir os novos degraus. Corte grama ou vegetação que esteja crescendo na região. Comece com o solo limpo.

    Loading...
  2. Cave a área para os degraus criando um buraco de alguns centímetros com uma pá. Cave 15 cm a mais do que pretende que os degraus tenham. Certifique-se de que o solo está nivelado. Cave a fundação por toda a área da base da escada. Faça a base mais profunda que a linha de congelamento conhecida.

  3. Crie buracos igualmente espaçados na superfície vertical onde os degraus devem ficar. Insira as estacas de reforço de 30 cm a 7 cm de profundidade nos orifícios perfurados.

  4. Monte a forma da escada com as tábuas e os parafusos. Corte peças iguais para os dois lados e conforme as especificações das laterais dos degraus que pretende fazer. Escore nestas peças uma tábua de 5 cm por 10 cm nos locais adequados para dar o formato ideal ao degrau. Pregue a tábua de 5 cm por 10 cm sobre as laterais montadas.

  5. Preencha a forma com pedaços de concreto, pedras ou outros materiais sólidos. Arrume o preenchimento de modo que fique a 10 cm das bordas, incluindo as bordas do topo.

  6. Despeje o concreto pronto em cada molde, começando pela parte de baixo. Deixe o concreto assentar por duas horas. Use uma tábua para tapar o concreto. Alinhe a superfície dos degraus com uma faixa de metal.

  7. Alise a superfície de cada degrau com uma trolha. Traga a umidade para a superfície tanto quanto possível, para que possa evaporar. Alinhe as quinas com uma trolha para cantos. Finalize as bordas com uma ferramenta corta-cantos.

  8. Deixe secar por cinco a sete dias. Remova os moldes de madeira.

Loading...

Dicas

  • Aplique duas camas de selante nos degraus de concreto para aumentar sua durabilidade.
  • Evite colocar sal no concreto durante o inverno. Em vez disso, utilize um produto de descongelamento específico para o concreto.

O que você precisa

  • Brocas e bits
  • Estacas de reforço de 30 cm
  • Tábuas
  • Parafusos
  • Cimento
  • Faixa de metal
  • Trolha ou espátula de pedreiro
  • Trolha para quinas
  • Ferramenta corta-cantos

Referências

Loading ...
Loading ...