O que fazer quando as escadas de uma piscina ficam amarelas?

Escrito por debra durkee | Traduzido por allan magalhães
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer quando as escadas de uma piscina ficam amarelas?
Manter as escadas limpas evitará que alguém escorregue na piscina (Siri Stafford/Lifesize/Getty Images)

O surgimento de manchas amarelas ao redor das escadas de uma piscina pode indicar que algo está acontecendo com a química da água. Para manter a água da piscina mais limpa e saudável possível, é necessário um diagnóstico adequado e tratamento rápido do problema.

Outras pessoas estão lendo

Algas amarelas

Se as escadas da piscina estão ficando amarelas, isso pode significar que algas-mostarda se desenvolveram na água. Essas algas são um dos vários tipos que podem ser encontradas nas piscinas e quando a substância escorregadia se forma nas escadas, há um maior risco de acidentes quando alguém entra ou sai da água. Descubra se essa é a causa da coloração amarela tentando limpar as manchas esfregando-as. Caso elas desapareçam após a limpeza, mas retornem em alguns dias, a causa do problema são as algas-mostarda. Elas crescem normalmente na sobra e também podem aderir nas bordas e no fundo da piscina.

Acúmulo de minerais

O excesso de ferro na água também pode ser o motivo pelo qual as escadas estão ficando amarelas. Quando existe uma grande quantidade de um determinado mineral na água, a piscina poderá começar a ficar manchada; os tons amarelos são sinais de que o ferro está sendo captado a partir das tubulações ou há corrosão em algum lugar da piscina. Tente confirmar o acúmulo de ferro esfregando as manchas para limpá-las. Caso não desapareçam facilmente, elas podem ter sido criadas através do acúmulo de ferro. Esse será um problema recorrente ao usar água de poço para encher a piscina, devido ao alto teor de mineral presente na água.

O que fazer

Vários fatores importantes na correção das manchas amarelas das escadas são os mesmos para quando o problema é causado por algas ou acúmulo de ferro. Realize testes básicos de água na piscina, incluindo pH, cloro, bromo e alcalinidade total. Certifique-se de que esses valores estão em faixas aceitáveis e, caso não estejam, adicione os químicos necessários para restabelecer o equilíbrio da água. Quando a água da piscina não está devidamente equilibrada, ela está susceptível a desenvolver manchas amarelas na piscina e, caso o problema não seja corrigido, ele continuará a se espalhar para o resto da piscina. Se o problema for causado por algas, encontre um algicida feito especificamente para esse tipo de alga, pois nem todos os tipos serão capaz de combater as algas-mostarda. Em caso de acúmulo de ferro, podem ser usados agentes sequestrantes para remover o conteúdo mineral da água.

Prevenção

Fazer pequenas manutenções preventivas é muito mais fácil do que tentar solucionar os problemas com as algas e o ferro, além de prevenir o surgimento das manchas amarelas nas escadas e ajudar a gerenciar outros problemas em potencial. Mantenha os filtros limpos, pois quando sujos e entupidos, as pequenas partículas das algas e ferro podem estar sendo recicladas de volta para a água. Mantenha todos os níveis pH e agente sanitizante dentro dos valores aceitáveis, principalmente ao usar água de poço para encher a piscina. Remova qualquer sujeira da piscina o mais rápido possível, pois as folhas podem carregar partículas de algas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível