on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer uma escala cromática de cinza usando tinta

Atualizado em 18 março, 2017

Embora algumas pessoas escolham fazer o cinza a partir de uma mistura de branco com preto, esse tipo de cor é considerado monocromático. Ao invés de fazer o cinza com tintas preta e branca, algumas cores complementares também se combinam para formar a cor cinza quando misturadas adequadamente. Uma escala cromática de cinza mostra a progressão de uma cor para a outra e os vários tons intermediários.

Instruções

O cinza cromático possui uma pequena quantidade de cor (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  1. Misture quantidades iguais de duas cores complementares, tais como amarelo e azul, vermelho e verde, ou laranja e roxo. O resultado deve ser um cinza monótono sem nenhuma insinuação de cor. Se houver algum traço de alguma das cores, acrescente um pouquinho da outra cor para igualar.

    Loading...
  2. Pinte o cinza monótono no centro do papel e separe a quantidade restante na paleta em duas sessões.

  3. Acrescente uma gota de uma das cores em uma das metades do cinza e misture. Pinte uma faixa dessa nova cor no lado direito do cinza no papel.

  4. Repita o passo acrescentando uma gota da mesma cor a cada vez e pintando as faixas em ordem. Pare quando a cor não estiver mais nem um pouco cinza.

  5. Misture uma gota da outra cor na metade restante de tinta cinza. Pinte uma faixa com essa nova cor no lado esquerdo do cinza monótono no papel.

  6. Acrescente uma gota de cada vez da segunda cor e pinte as faixas do lado esquerdo das anteriores até que cor não esteja mais cinza.

Loading...

Dicas

  • Faça fileiras utilizando cada conjunto de cores complementares para criar uma escala cromática de cinza completa.

O que você precisa

  • Tinta em duas cores complementares
  • Paleta
  • Pincel
  • Papel
Loading ...
Loading ...