Mais
×

Como fazer a escala B em duas oitavas no sax alto

Atualizado em 20 julho, 2017

Executar uma nova escala pode ser uma tarefa desencorajadora para um músico. Escalas com vários sustenidos, como a escala de Si natural, pode ser difícil. O truque é começar devagar, tomando tempo para tocar cada nota e tendo certeza de que elas são sempre difíceis. Coloque seu metrônomo em um tempo moderado e toque cada nota para quatro batidas. Não tenha medo de escolher um tempo mais lento, se a escala for bem problemática. Uma vez que você domine os tempos mais lentos, você terá capacidade de tocar a escala Si em duas oitavas, com precisão, em um tempo mais rápido.

Instruções

Aprender novas escalas em qualquer instrumento requer tempo e prática (saxophone image by TEA from Fotolia.com)

    A primeira oitava

  1. Comece com o Si natural abaixo da clave triplicada. Revise o gráfico de dedilhado, se for necessário. O Si natural é tocado com os dedos indicador, médio e anular esquerdos pressionados. O dedo mindinho esquerdo deve pressionar a chave de Si. Os dedos indicador, médio e anular direitos também devem estar pressionados, sendo que o mindinho direito deve pressionar a chave de Dó.

  2. Toque Dó sustenido, que é um tom acima do Si natural, levando seu dedo mindinho esquerdo para a chave de Dó sustenido.

  3. Erga seu dedo mindinho esquerdo das chaves e mova seu dedo mindinho direito da chave de Dó para a chave de Ré sustenido, um tom acima, para tocar Ré sustenido.

  4. Erga seus dedos mindinho e anular direitos para tocar Mi natural.

  5. Erga seu dedo indicador direito para tocar Fá sustenido. O único dedo da sua mão direita pressionando uma chave será o seu dedo médio direito.

  6. Toque Sol sustenido levantando seu dedo direito médio das chaves, pressionando a chave de Sol sustenido com seu dedo mindinho esquerdo.

  7. Toque Lá sustenido, levantando seu dedo direito das chaves e pressionando a chave direita três com seu dedo indicador direito. Existe a alternativa Lá sustenido, que pode ser usada somente quando o dedos indicadores esquerdo e direito estiverem pressionados.

  8. Toque Si natural com apenas o dedo indicador esquerdo pressionado. Você terá completado a primeira oitava.

  9. Revise essas dicas e execute-as várias vezes, até que estejam confortáveis.

  10. Coloque o metrônomo em um tempo moderado (80 - 100 batidas por minuto) e toque a escala em notas inteiras (cada nota irá durar por quatro batidas do metrônomo0. Quando você puder tocar a escala em tempo, vá para a segunda oitava.

    A segunda oitava

  1. Comece com Si natural; somente o dedo indicador esquerdo é pressionado.

  2. Remova o indicador esquerdo para tocar Dó sustenido. Não há chaves pressionadas para esta nota.

  3. Pressione o indicador e médio esquerdos e abaixe os dedos, o mesmo vale para os dedos direitos indicador, médio e anular. O polegar esquerdo irá pressionar a chave de oitava e o dedo mindinho irá pressionar a chave de Ré sustenido para executá-lo.

  4. Levante o dedo mindinho da chave de Ré sustenido para tocar Mi natural.

  5. Levante o indicador direito, deixando somente o dedo direito médio para tocar Fá sustenido.

  6. Levante o dedo direito médio e pressione Sol sustenido com o dedo esquerdo mindinho, para tocar Sol sustenido.

  7. Toque Lá sustenido, levantando seu dedo anular esquerdo das chaves, pressionando a chave direita três com seu dedo indicador direito. Existe a alternativa Lá sustenido, que pode ser usada somente quando os dedos indicadores esquerdo e direito estiverem pressionados.

  8. Pressione a chave de oitava e os dedos indicadores esquerdos apenas para tocar Si natural.

  9. Revise essas dicas e execute-as diversas vezes até que estejam confortáveis.

  10. Coloque o metrônomo em um tempo moderado (80 - 100 batidas por minuto) e toque a escala em notas inteiras (cada nota irá durar por quatro batidas do metrônomo).

  11. Comece com oitavas mais baixas e quando você dominar o Si natural no topo da escala, continue até a segunda oitava. Pratique duas oitavas juntas, aumentando o tempo quando estiverem confortáveis e precisas para você.

Dicas

  • Não tenha medo de ir devagar e cometer erros. Música requer bastante tempo e prática. Dê um tempo para tocar algo que você gosta, se você se sentir desmotivado.
  • Escalas nem sempre são tão divertidas de aprender ou tocar.

O que você precisa

  • Saxofone
  • Gráfico de dedilhado
  • Estante de partitura
  • Metrônomo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article