Escapamento duplo x escapamento simples

Escrito por bud maxwell | Traduzido por lydia marina barbosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Escapamento duplo x escapamento simples
Cano de escape simples (Image by Flickr.com, courtesy of João Paulo Corrêa de Carvalho)

O motor de combustão interna absorve o ar e o mistura com o combustível. Essa é a combinação perfeita para a explosão dos pistões. Depois disso, os gases restantes são forçados a sair do motor através do cano do escapamento. Aumentar a quantidade de gás de escape, deixa o motor ter uma influência direta sobre a entrada de ar, podendo, assim, aumentar significativamente o torque e a potência.

Outras pessoas estão lendo

Escapamento simples

A maioria dos novos carros vêm com um sistema de escapamento simples, que é mais barato e que para muitas pessoas, um só ou dois não faz diferença. O seu objetivo é canalizar os gases não utilizados do motor para o cano e para a atmosfera. Ele não só é mais barato de fabricar, mas também é mais restrito, o que ilude facilmente o dono do carro e entusiasta sobre a quantidade de cavalos de potência disponível.

Escapamento duplo

Se seu carro veio com um escapamento duplo, é porque o fabricante do veículo o projetou e o anunciou como uma máquina de alta performance. Os carros de alto desempenho dos anos 60 e 70 vinham equipados com esse tipo de escapamento. Não se engane, pois alguns sistemas de duplo são, na verdade, simples; alguns fabricantes usam apenas um coletor e dividem o tubo de escape logo após do silenciador. Atrás do carro você verá duas saídas de escape, mas se você continuar olhando, encontrará apenas um cano e uma ligação. Não há nenhuma vantagem de potência em um sistema como este.

Tubos de comunicação

Uma parte importante de qualquer escapamento são os tubos de comunicação. Eles substituem o coletor restrito de escape e o atiram diretamente no motor. Esses tubos não restritivos levam os gases de escape para cada canjo ejetor, cada um em um lado do motor.

Vantagens em potência

Cada carro é diferente quando se trata de quanta potência se pode esperar da adição da dupla saída de escape. A maioria dos fabricantes ou revendedores de sistemas de escape duplo alegam um aumento de 15 a 20 por cento em potência. Um carro de 190 cv, por exemplo, poderia ter um aumento de mais de 225 cv, um ganho impressionante. Adicionar tubos de comunicação geralmente se tem um ganho de mais 20 cv.

Custo

O custo é relativo, como com todas as coisas. Você deve se perguntar: o aumento da potência realmente vale a pena? Isso dependerá do quanto precisa de mais cv. Donos do insuficiente Jeep Wrangler de 6 cilindros reclamam frequentemente da redução de marchas para lugares pouco inclinados ou da manutenção das velocidades em estradas. No caso deles, o investimento de 2.700 reais em um mecânico autorizado, que instale os tubos e um escapamento duplo padrão poderá valer a pena. Antes de escolher qualquer sistema, é bom pesquisar primeiro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível