on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como escavar um lago com uma retroescavadeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Adicionar uma lagoa para natação, criação de peixes ou aves aquáticas à uma propriedade é uma forma de aumentar o seu valor, além de dar um toque recreacional. Com um bom projeto em mãos, é possível cavar um lago com uma retroescavadeira em questão de dias (dependendo do tamanho). A chave para concluir o trabalho com um mínimo de frustração envolve o planejamento de como e onde a terra será descartada e ter um bom ajudante para o operador da retroescavadeira. O ajudante é um auxiliar que fica no chão e verifica a profundidade da escavação, cuidando de possíveis problemas que possam ocorrer.

Instruções

Limpe a superfície arrastando os dentes da retroescavadeira sobre o solo (backhoe bucket image by Jim Mills from Fotolia.com)
  1. Baseando-se no projeto, use uma fita métrica para localizar a lagoa no terreno e, em seguida, bata estacas no chão para marcar as suas bordas. É aconselhável usar estacas que tenham uma fita laranja anexada ou cujos topos sejam pintados de laranja para que o operador de retroescavadeira possa vê-las claramente.

    Loading...
  2. Raspe a camada superior do solo retirando grama, ervas daninhas ou pequenos arbustos, usando os dentes da retroescavadeira. Despeje os detritos em um caminhão ou carregador frontal para remoção.

  3. Marque o chão com tinta spray laranja em seções. Separe as seções de acordo com a profundidade do lago mostrada no projeto para as áreas determinadas. Escreva a profundidade de escavação da lagoa para cada seção no chão, para que o operador e o auxiliar possam lê-las facilmente.

  4. Coloque a retroescavadeira no centro da lagoa em uma das extremidade. Peça que o operador do equipamento escave uma linha reta de um lado a outro (jogando a terra em no caminhão ou carregador frontal para remoção). À medida que as escavações forem realizadas, o observador deverá verificar a profundidade de cada seção com uma vara de profundidade (uma vara longa marcada em incrementos de 15 cm) para garantir que ela coincida com os projetos antes que a retroescavadeira seja reposicionada.

  5. Traga a retroescavadeira para trás da extremidade na qual ela começou a cavar e coloque-a para cima para que ela possa escavar em um pequeno ângulo em relação ao seu corpo. Dessa forma, a máquina estará alargando o fosso começado no centro, mas devidamente apoiada em terra firme. Repita o processo de escavação, jogando a terra fora e transportando a máquina até atingir a extremidade oposta da área da lagoa e, em seguida, repita esse passo. Faça isso até que toda a lagoa seja cavada em ambos os lados da trincheira inicial do centro.

Loading...

Dicas

  • Considere a contratação de um operador de retroescavadeira profissional para cavar a lagoa. Apesar de a maioria das pessoas ser capaz de aprender as noções básicas de operação de uma retroescavadeira facilmente, um profissional fará o trabalho mais rapidamente e com mais segurança.

Aviso

  • Não cave sem verificar com sua companhia de serviços públicos local para ter certeza de que não haja estruturas subterrâneas que possam ser danificadas com uma retroescavadeira. Além disso, não comece a cavar um lago sem as devidas autorizações dos órgãos responsáveis.

O que você precisa

  • Planos do projeto
  • Fita métrica
  • Estacas
  • Martelo
  • Retroescavadeira
  • Caminhões (ou carregador frontal)
  • Tinta spray laranja
  • Ajudante para operador de retroescavadeira
  • Vara de profundidade

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...