Escolhendo a cor para uma porta de entrada

Escrito por louise balle | Traduzido por a. araújo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Escolhendo a cor para uma porta de entrada
O processo de escolha da cor de uma porta de entrada dependerá de vários fatores (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

O processo de escolha da cor de uma porta de entrada dependerá de vários fatores, incluindo a pintura externa, o estilo de sua casa, seu projeto paisagístico e suas próprias preferências e estilo pessoais. Antes de decidir a cor de sua porta de entrada, considere o quadro completo.

Outras pessoas estão lendo

Considerações a respeito do material

O material que você escolher para sua porta de entrada afetará a sua escolha de cores. Os dois materiais mais comuns para portas exteriores são metal e madeira. As primeiras podem ser pintadas na cor que você quiser, embora as escolhas para portas pré-fabricadas sejam limitadas. Uma porta de aço inoxidável em cores metálicas combinará com quase qualquer tipo de casa, além de acrescentar um gosto especial.

Embora uma porta de madeira possa ser pintada, considere tingi-la. Você pode escolher carvalho claro, bordo médio, nogueira escura ou mogno. Algumas tinturas para madeira tem tonalidades coloridas que podem se adequar melhor as suas necessidades.

Algumas portas também são feitas de fibra de vidro: são mais duráveis, parecem madeira e permitem uma seleção mais variada de cores ou tinturas para suas fibras. Como a fibra de vidro é resistente à oxidação, suas cores permanecerão por mais tempo, comparadas ao metal ou à madeira.

Considerações da pintura exterior

Combine a cor de sua porta com a cor da pintura exterior da casa. Os dois esquemas mais comuns são o complementar e o monocromático; no primeiro, você escolhe duas cores que se opõem na roda de cores, como laranja e azul, para obter um visual colorido e não-tradicional; no segundo, você escolhe uma cor, como o azul, e escolhe variações da mesma cor para o exterior da casa – a porta pode ser azul-escuro enquanto a casa é azul-bebê, por exemplo.

Geralmente casas de cores claras, como branco, salmão, canário ou cinza-claro, combinam bem com uma porta de cor mais escura, como tinturas marrons, pretas ou escuras. O inverso também é verdadeiro – em uma casa escura, apenas a cor da porta deve destacar-se. Considere uma cor brilhante e incomum para a porta de uma casa preta, por exemplo.

Use a ferramenta de visualização de cores de Sherwin Williams ou a ferramenta no site ColorSchemeDesigner.com para decidir que cores se complementam.

Estilo da casa

Alguns estilos de casa são melhor complementados por certas cores. Uma casa construída em estilo adobe ou art deco pode ficar ótima com uma porta em vermelho, amarelo, laranja ou outra cor brilhante.

Se você tem uma casa tradicional, de estilo colonial ou um rancho, considere uma cor mais sóbria, como marrom, cinza, branco ou preto. Há exceções, claro, como a escolha de cor exterior que você fizer – uma porta amarela pode ser uma boa escolha para uma casa laranja, independentemente do estilo da casa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível