×
Loading ...

Como escolher uma alcachofra perfeita

As alcachofras são os legumes com um dos aspectos mais incomuns, mas os seus benefícios para a saúde são imensos. Em média contém 170 miligramas de potássio, vitamina C, ácido fólico, magnésio e fibras. Além disso, estudos recentes têm indicado que alcachofras são uma boa fonte de antioxidantes - especificamente aqueles que têm um efeito positivo no fígado. Além de todos estes benefícios, são de baixa caloria; uma unidade contém apenas 25 calorias.

Escolher a alcachofra perfeita vai garantir que você desfrute não só de uma saudável, mas saborosa alimentação do Mediterrâneo.

Instruções

As alcachofras são nativas do Mediterrâneo, mas crescem em muitos climas temperados (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

    Passo 1

  1. Examine as alcachofras disponíveis. Elas geralmente têm três tamanhos: pequenas, médias e grandes. A maioria das pessoas prefere as pequenas ou médias, já que as grandes podem, às vezes, ser duras ou fibrosas.

    Loading...
  2. Examine visualmente a alcachofra. No inverno, ver uma alcachofra com bolhas brancas nas folhas externas é, na verdade, um bom sinal. Significa que ela foi exposta a temperaturas frias, uma coisa que aumenta o sabor, segundo os produtores. Entretanto, tenha a certeza de escolher uma que tenha uma cor verde saudável e não pareça desidratada.

  3. Aperte levemente a alcachofra, checando sua firmeza e peso. Você está procurando por uma alcachofra firme e pesada, o que significa que ela contém muito caldo.

  4. Esfregue as folhas externas da alcachofra. Elas devem fazer um guinchado, que também indica que o vegetal contém uma quantidade adequada de caldo.

  5. Dobre uma folha. Se ela quebrar de modo limpo, isso significa que o vegetal é fresco. Se a folha dobrar, mas não quebrar, a alcachofra pode ser velha.

Loading...

Dicas

  • As alcachofras podem ser cozidas, cozidas no microondas, incorporadas a receitas stir-fried e outras, e até mesmo ser comidas cruas.

Referências

Loading ...
Loading ...