Como escolher arbustos para paisagismo de quintal

Escrito por mark shepherd | Traduzido por wanderley rodriguez
Como escolher arbustos para paisagismo de quintal
Como escolher arbustos para o seu projeto paisagístico (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

O seu projeto paisagístico foi planejado e o próximo passo é escolher o tipo de arbustos que deseja incluir. Escolher as plantas de um jardim parece ser uma tarefa simples, porém existem outras coisas que você deve considerar. Se escolher apenas arbustos que combinem com a aparência do quintal, sem qualquer planejamento, terá uma paisagem desordenada, caminhos cobertos de vegetação e arbustos que não se desenvolvem ou sobrevivem. Neste artigo, conheça alguns dos fatores que deve ter em mente para um projeto paisagístico bem-sucedido.

Instruções

  1. 1

    Saiba quais as características da sua área de cultivo. Os arbustos que escolheu são adequados para a região e o clima onde vive? Caso tenha comprado as plantas em um viveiro, terá ótimas probabilidades de elas terem sido pré-selecionadas para a região onde reside. Se quiser saber quais as plantas que melhor se adaptam, consulte os viveiros, pois a maioria já inclui os códigos da zona no rótulo.

  2. 2

    Defina como será a exposição ao sol. Os arbustos serão plantados sob sol pleno, parcial ou sombra? Alguns podem crescer corretamente em qualquer luminosidade, porém a maioria precisa de luz solar diária. Tenha em mente quais os lugares no quintal onde o sol brilha durante o dia e, em seguida, plante o arbusto.

  3. 3

    Verifique as condições do solo. Ele é arenoso ou rico em nutrientes? É úmido ou seco? É ácido ou alcalino? Tem boa drenagem? Você deve procurar arbustos que se adaptem a todos os tipos de terreno. Do mesmo modo, as condições da terra podem ser alteradas, de maneira a que se adaptem às plantas que adquiriu. Alguns viveiros verificam amostras de terra para saber os níveis de pH e sugerem quais as plantas que melhor se adaptam a esse tipo de solo.

  4. 4

    Defina o tamanho e o espaçamento das plantas que selecionou. Certifique-se de que os arbustos se encaixarão no espaço desejado, assim que atingirem a maturidade. Pode ser difícil imaginar um arbusto com 1,8 m de diâmetro quando você está olhando para uma planta nova cultivada dentro de um recipiente de 4 L, porém uma paisagem muito densa é difícil de manter.

  5. 5

    Considere várias plantas diferentes, que funcionarão corretamente no paisagismo. Se elas tiverem folhas pontiagudas e compridas de cores similares, seu projeto paisagístico parecerá sem graça e monótono. Procure plantas com folhagem colorida que sejam atrativas para compensar a perda das flores de outras plantas. Plante arbustos de tamanho reduzido em primeiro plano e árvores maiores ou sebes atrás, para funcionarem como pano de fundo para o paisagismo.

  6. 6

    Defina se quer arbustos perenes ou decíduos ou as duas coisas. A maioria das plantas arbustivas mais populares, como rosas, lilases, árvores frutíferas e outros arbustos floridos, perde suas folhas no inverno. Os arbustos perenes, como as hebes, arbustos quadrados, loureiro e nandina, permanecem com folhagem vibrante e colorida ao longo do ano, requerendo manutenção reduzida.

  7. 7

    Escolha plantas que sejam nativas da sua região, em vez de arbustos não nativos. Assim, precisará de regas menos frequentes e, ao plantar variedades não invasivas, ajudará a preservar a ecologia do meio envolvente.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível