×
Loading ...

Como escolher corante para madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Corante (ou stain), diferentemente da tinta, embebeda a madeira para dar sua coloração. Há diversos tipos, e aqui ensinamos como escolher qual usar.

Instruções

Faça sua peça de madeira ficar com a cor que você sempre quis! (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Esteja ciente de que o corante não protege a madeira, apenas colore. Você ainda precisará selar a madeira com verniz, laquê, laca ou polimento.

    Loading...
  2. Procure por um corante transparente ou semitransparente se você quer que os veios da madeira apareçam.

  3. Escolha um corante opaco se você quer esconder os veios da madeira.

  4. Aplique corantes para uso externo com protetor microporoso em madeira usada fora de casa. Corantes para uso dentro de casa tendem a desvanecer quando expostos ao sol por períodos longos de tempo.

  5. Evite os corantes à base d'água, que são em pós que devem ser misturados e tendem a ser difíceis de encontrar. Eles também levam mais tempo para secar - cerca de 12 horas.

  6. Corantes à base de óleo são pré-misturados e são identificados pelo tipo de madeira que correspondem (cedro, carvalho, cereja e assim por diante). Não confie demais no nome, no entanto, uma vez que diferentes madeiras absorvem corantes de diferentes formas. Esse tipo de corante seca em uma hora.

  7. Selecione os corantes à base de álcool para maior variedade de cores. Como os à base de água, estes vêm em forma de pó e necessitam de mistura. Este tipo seca dentro de cinco a dez minutos, e funciona melhor com um pulverizador em vez de uma escova.

  8. Esconda madeira de baixa qualidade com um revestimento com corante de tipo pigmento, que é semiopaco e disponível em uma ampla gama de cores.

  9. Comprometa-se a um corante à base de cera - uma vez que você colocá-lo, ele está lá para ficar. Por ser à base de cera, você não pode aplicar qualquer tipo de acabamento sobre ele. Embora pareça bom para um acabamento antigo, pode não ser a melhor escolha.

Loading...

Aviso

  • Seja cauteloso com os corantes, pois podem ser inflamáveis. Use-os em locais bem ventilados, e use luvas e uma máscara facial quando aplicá-los.

O que você precisa

  • Corante à base de álcool
  • Corante opaco
  • Corante de tipo pigmento
  • Corante protetor de madeira
  • Corante semitransparente
  • Corante transparente
  • Corante à base de água
  • Corante à base de óleo
  • Poliuretano/ laca/ verniz
Loading ...
Loading ...