×
Loading ...

Como escolher cores para molduras de parede

Molduras de parede adicionam um visual interessante a qualquer cômodo, e também são práticas. Elas proporcionam proteção contra impactos nas paredes e papeis de parede quando as cadeiras são apoiadas em cantos ou quando são afastadas de mesas de jantar. Ela são, essencialmente, longas tiras de moldura, que se estendem ao longo do perímetro de um quarto. Depois de ter escolhido o estilo de moldura que combina com sua decoração, escolha a cor certa para pintar sua moldura.

Instruções

Moldura de parede (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
  1. Tire uma foto do seu cômodo, totalmente iluminado se possível. Leve a imagem à uma loja de tintas ou de material de construção e escolha algumas amostras de tinta que pareçam escolhas prováveis.

    Loading...
    Cores (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  2. Leve as amostras para casa e cole-as à moldura de parede ou próxima à parede com fita adesiva (ou outra coisa que não danifique a tinta ou o papel de parede quando removido). Considere cada amostra de cor por um dia. Dessa forma, você será capaz de observar as cores de amostra a cada hora do dia, sob diferentes condições de luz.

  3. Escolha a cor que funciona melhor com o papel de parede, a tinta ou o lambril (forro de madeira) existente. Se você tiver um papel de parede elaborado ou floral multicolorido, escolha um tom menos proeminente para sua moldura de parede. Molduras de parede que combinam com cores de lambris (falsos ou verdadeiros) tem um visual clássico e bem acabado.

  4. Considere os móveis do cômodo. Se sua mobília da sala de jantar ou seus pisos estão coloridos com uma cor clara, considere descolorir sua moldura para que ela combine com os móveis ou pisos em vez de pintá-la.

  5. Busque cores que reflitam o astral do cômodo. A moldura de um dormitório ou um quarto de bebê deve ter uma cor calma, como azul claro, verde claro ou amarelo claro. A moldura de uma sala de jantar pode ser mais brilhante ou ter uma cor mais escura e ainda assim parecer apropriada, contanto que não contraste com o rentante da decoração. Cores da molduras de parede devem ser sempre complementares à da parede.

  6. Utilize um visualizador de cores online para selecionar a cor da sua pintura. Lembre-se que as cores vistas no monitor não refletem necessariamente a verdadeira cor da tinta, mas elas são muito próximas. Veja nos recursos abaixo.

Loading...

Dicas

  • Se a sua parede for completamente branca, uma moldura de parede vai se destacar demais sem um papel de parede ou uma cor diferente na seção inferior da parede. Escolha sua moldura, pinte-a e pinte também a seção inferior da parede (ou coloque papel de parede) da mesma cor nesse caso.

Referências

Loading ...
Loading ...