Como escolher as cores das paredes

Escrito por s.f. heron | Traduzido por daniela afonso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escolher as cores das paredes
As cores das paredes interferem no humor da casa e dos cômodos (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Ao entrarmos em qualquer casa, a primeira coisa que chama a atenção é o esquema de cores. As peças de decoração se destacam para complementar as cores das paredes escolhidas pelo decorador. Essa mistura de móveis, bugigangas, cortinas e a cor da parede cria o ambiente geral de um cômodo. Usando as cores das paredes como forma de decoração para melhorar um cômodo requer coordenação com todos os elementos presentes. Esqueça as paredes marfim ou branco rígido tradicionais e dê um pouco de tempero à sua casa. Pintar as paredes é uma das maneiras mais rápidas e fáceis de melhorar a aparência de um ambiente.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Amostras de cor
  • Rolo de pintura pequeno
  • Amostras de tinta
  • Panos para cobrir o chão

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Analise o esquema de cores atual do cômodo. Veja a cor do sofá, roupas de cama, cortinas, almofadas, molduras e peças de decoração. Escolha algumas cores de um desses itens e imagine como ficaria na parede. Se possível, leve o item para a loja de tintas para combiná-lo com amostras de cor.

  2. 2

    Escolha o clima e o tom dos cômodos antes de escolher as cores das paredes. Crie um ambiente descontraído usando cores frias, como verdes claros ou azuis. Aqueça o ambiente usando vermelhos, amarelos e castanhos escuro para criar um clima de conforto e brilho. As cores cinza, bege e cinza-acastanhado refletem as cores neutras em contraste que se misturam bem com tons de terra. O contraste de cores funciona bem para peças de decoração e paredes.

  3. 3

    Selecione as cores com base na finalidade do ambiente. Os esquemas de cores para a cozinha e o banheiro tendem a ser mais claros e arejados, para aumentar a sensação de espaço. O branco brilhante aumenta o tamanho do cômodo, mas não o torna interessante. Adicionar uma tonalidade à pintura, como um azul claro, verde ou amarelo pálido, dá uma pitada de cor ao ambiente. Considere também o tamanho da sala. Cores mais claras aumentam a sensação de espaço, enquanto que as mais escuras tornam o local acolhedor e confortável. Muitos designers escolhem cores de alimentos vibrantes, como vermelho ou verde escuro na cozinha para dar impacto a esse ambiente muito usado para as reuniões em família.

  4. 4

    Compare as amostras de cores para os cômodos da família, selecionando um conjunto com cores em tons de terra e outro com cores claras e arejadas. Analise o clima que está tentando criar. Considere as linhas visuais de cada entrada do ambiente. Veja se a cor combina bem com o cômodo ao lado, a área do corredor ou hall de entrada. Usar uma cor diferente para cada cômodo é uma abordagem ágil e moderna que dá impacto e entusiasmo à sua casa.

  5. 5

    Não esqueça da importância da cor do teto. Os dias de pintar o teto de branco ou de marfim acabaram. Combine a cor do teto com a das paredes, usando um tom um pouco mais claro de tinta. Esta técnica coordena as cores, ao invés de criar um grande contraste entre o teto e as paredes.

  6. 6

    Decida as cores da madeira dos móveis ao escolher as tintas das paredes. Combine a madeira com a cor das paredes usando um tom ligeiramente mais claro. Se deseja uma abordagem mais tradicional, pinte de branco brilhante a madeira nos cômodos com tons frios (azuis e verdes) e, nos com tons mais quentes, use um marfim suave. Os roda-tetos ficam mais bonitos quando pintados de um tom um pouco mais escuro do que o das paredes, o que realça os tons das mesmas, ao invés de dividir o quarto.

  7. 7

    Leve suas escolhas de cores à loja de tintas para comprar amostras. Proteja seu carpete e móveis com panos ou lonas. Pinte a parede do cômodo com as amostras de tinta. Avalie as cores antes de pintar o cômodo inteiro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível