Como escolher cores de tinta para sua casa nova

Escrito por stacie connerty | Traduzido por reinaldo pereira elisei
Como escolher cores de tinta para sua casa nova
Encontrar as cores corretas de tinta é um desafio (belchonock/iStock/Getty Images)

Escolher cores de tinta pode ser tanto desafiador quando frustrante. Pintar sua casa pode transformar completamente seu visual e realmente dar uma vida nova. Siga esses passos para aprender como escolher cores de tinta para sua casa nova.

Instruções

    Escolhendo cores de tinta para sua casa nova

  1. 1

    Considere qual cômodo você irá pintar e como será a mobília. Madeiras escuras ou peças de mobília grandes podem tornar um cômodo pintado em cores escuras ainda menor. A chave aqui é trabalhar com o que você tem, e escolher as cores a partir daí.

  2. 2

    Informe-se a respeito das opções de cor. Uma tinta base é muito diferente de um uma tinta para acabamento. Pintar um cômodo inteiro com tinta para acabamento pode deixar com cores muito escuras ou muito claras.

  3. 3

    Visite as lojas de material de construção locais e lojas de tintas, e dê uma olhada no departamento de tintas. Você irá encontrar paletas de cores, brochuras e até mesmo amostras com as quais você pode pintar uma pequena área da sua parede. Na sua primeira visita à loja, você deveria apenas observar e se informar sobre as opções disponíveis. Apanhe paletas das cores que você gostar. Começando com a cor mais clara no topo até a cor mais escura, na parte inferior, você encontrará tons adequados para guarnições, acabamento, para teto e paredes. Traga algumas ideias para casa e faça suas compras na próxima visita.

  4. 4

    Viva com suas escolhas por um tempo. Prenda algumas paletas diferentes na parede com fita no cômodo onde elas serão aplicadas, ou compre uma amostra para pintar um pequeno quadrado na parede. Depois de ter olhado para elas por dias, uma ou duas cores vão realmente começar a se destacar para você. Da mesma maneira, vá retirando as cores que você não gosta à medida que os dias passam.

  5. 5

    Finalmente, é hora de comprar. Vá até a loja e compre a cor pela qual você tem mais atração e sente que funciona melhor com a sua casa nova. Compre cores para as guarnições em tons mais claros e cores para acabamento em tons mais escuros.

Dicas & Advertências

  • Se vai pintar diversos cômodos com a mesma cor, você pode economizar dinheiro comprando galões de 18 litros, ou maiores, ao invés dos palões de 3,6 litros.
  • Se o trabalho de pintura for extenso, considere comprar lonas de proteção reutilizáveis e pincéis de qualidade superior. Dessa maneira, você sempre os terá à mão.
  • Tente não visitar apenas uma loja e comprar suas tintas logo no primeiro dia. A chave para escolher tintas com sucesso é experimentar conviver com aquela cor por alguns dias. Veja se ela combina com todo o resto com harmonia. As cores não são todas iguais. Algumas têm tons azulados e outras, amarelados.

O que você precisa?

  • Paletas de tinta
  • Amostras de tinta
  • Pincel

Lista completaMinimizar