×
Loading ...

Como escolher uma dobradiça

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma dobradiça é um tipo de ferragem usada para pendurar uma porta junto ao batente. Elas suportam o peso da porta, permitindo que as pessoas a usem com pouco esforço. Para garantir que irá operar adequadamente, a instalação deve ser feita com dobradiças apropriadas para a área. Quando for escolher a peça, considere fatores como a intensão do design, acabamento, carga e requisitos de instalação.

Instruções

Dobradiças podem ser encontradas com diversos tamanhos e formatos, para muitos estilos de porta (bi-fold door image by Scrivener from Fotolia.com)
  1. Examine sua porta e batente. Costuma ser mais fácil usar as dobradiças existentes como molde, facilitando a instalação. Caso as novas sejam bem diferentes da antiga, talvez seja necessário fazer grandes mudanças, na porta e no batente, antes de instalar as dobradiças.

    Loading...
  2. Compare as opções de dobradiças ocultas ou de superfície. A maioria fica instalada por cima da superfície da porta e do batente. As ocultas são instaladas dentro da porta e do batente, deixando apenas uma pequena parte visível. Embora isso crie um bom visual, é muito difícil instalar. A não ser que você tenha experiência com marcenaria, será necessário contratar um profissional para preparar sua porta e batente para as dobradiças ocultas. A maioria dos proprietários consegue instalar uma dobradiça de superfície, sem precisar de ferramentas ou técnicas especializadas.

  3. Decida se irá usar dobradiças com ou sem rolamento. As que possuem rolamento apresentam um série de ponteiras entre cada articulação da dobradiça. Embora sejam mais caras que as sem rolamento, elas aguentam mais o uso pesado em áreas de movimento constante. Costumam ser a melhor opção para aberturas exteriores e podem ser usadas em qualquer porta que seja muito utilizada.

  4. Escolha o tamanho correto de dobradiça. Em portas com 3 cm de espessura, use dobradiças de 10 cm, para larguras de até 90 cm. Em portas de 4 cm de espessura, use as de 11 cm, para larguras de até 90 cm, ou as de 12 cm em portas com até 120 cm de largura. Dobradiças que são muito pequenas para a situação irão cair com o tempo, fazendo com que a porta prenda ou arraste no batente ou no piso.

  5. Escolha o peso correto da dobradiça. As de peso padrão costumam ser usadas em portões. Para portas residenciais, com mais de 5 cm de espessura, ou portas que sejam muito usadas, considere usar dobradiças mais fortes para conseguir melhores resultados.

  6. Use dobradiças com pinos fixos em portas externas ou qualquer outra abertura que necessite de mais segurança. Em uma dobradiça padrão, assaltantes podem facilmente retirar o pino, conseguindo acesso ao ambiente. Dobradiças com pinos fixos possuem um pequeno jogo de parafusos que previnem a remoção do pino, ajudando-lhe a manter sua casa mais segura.

  7. Iguale o acabamento da sua dobradiça com o restante de suas ferragens. Se a trava for de latão, compre dobradiças do mesmo material, para garantir um visual mais homogêneo. Em portas externas, certifique-se de que o material que você escolher aguente danos por umidade. Latão, aço inoxidável e crômio são escolhas populares, que resistem bem à ferrugem e à corrosão em aberturas exteriores.

  8. Escolha um estilo de dobradiça que combine com sua decoração. Embora as mais tradicionais sejam relativamente básicas, é possível encontrar diversos estilos e designs que complementem o visual da sua casa. Escolha entre unidades com cantos esféricos ou perfis elaborados, para adicionar estilo às suas portas.

Loading...

Dicas

  • Todas as dobradiças usadas em portas de incêndio vêm com uma etiqueta específica. Embora os prédios comerciais sejam mais afetados por esse requisito, proprietários residenciais também podem precisar instalar essas dobradiças especiais nas portas que levam da garagem para a casa.

Referências

Loading ...
Loading ...