Saúde

Como escolher uma estatina para tratar colesterol elevado

Escrito por jacqueline trovato | Traduzido por heloisa alves cardoso

As estatinas são medicamentos usados para baixar o colesterol. Elas bloqueiam e ajudam seu corpo a reabsorver o colesterol acumulado em placas nas artérias. Alguns exemplos de estatinas: atorvastatina (Lipitor), sinvastatina (Zocor), lovastatina (Mevacor), pravastatina (Pravachol) e rosuvastatina (Crestor). Cada um desses medicamentos reduz o colesterol em pelo menos 20% e reduz os níveis sanguíneos de colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade), que é o colesterol ruim. Elas aumentam o colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade), o bom colesterol. Além disso, relaxam os vasos sanguíneos, melhoram o fluxo sanguíneo para o coração, previnem a coagulação e reduzem a inflamação e a placa bacteriana que se forma nas artérias. Apesar das diferentes marcas de estatinas fazerem quase a mesma coisa, uma pode funcionar melhor para você do que outra.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Receita

Lista completaMinimizar

Instruções

    Como escolher uma estatina

  1. 1

    Escolha uma estatina, que reduz o colesterol LDL, mas também considere se você pode pagar uma determinada marca. As estatinas variam em preço. Se o colesterol LDL não é um problema, então você pode escolher qualquer uma das estatinas. Mas, se o seu LDL está alto, você pode querer uma fórmula mais potente, encontrada na atorvastatina ou rosuvastatina.

  2. 2

    Pergunte ao seu médico se você deve combinar uma estatina com outros tipos de drogas de redução, como ezetimiba (Zetia). A ezetimiba bloqueia a capacidade do seu corpo de absorver o colesterol. Se você não for capaz de diminuir o seu LDL com uma estatina, seu médico poderá sugerir que você adicione a ezetimiba, ou mude para um medicamento que combine ezetimiba e sinvastatina (Vytorin). Essa combinação de medicamentos deve baixar seu nível de LDL por mais 15% a 20%.

  3. 3

    Pergunte ao seu médico se você deve combinar sua estatina com niacina, uma vitamina B. Há uma dosagem de prescrição de liberação prolongada de niacina (Niaspan), que é usada para essa finalidade e aumenta os níveis de HDL. Se você tiver ambos elevados, LDL e triglicérides, poderá se beneficiar ao adicionar a receita de niacina ou combinar a estatina com uma droga ácida, como fenofibrato (TriCor) ou gemfibrozil (Lopid). Considere a possibilidade de tomar um medicamento que combine sinvastatina e niacina (Simcor), ou lovastatina e niacina (Advicor). Dessa forma, você não terá que tomar muitas pílulas. Você poderá sofrer de problemas musculares por causa dessa combinação, nesse caso, seu médico poderá diminuir a sua dose de estatinas para menos de 20mg.

  4. 4

    Considere tomar suplementos de óleo de peixe para completar sua terapia de estatina. Fibratos, tais como fenofibrato, gemfibrozil e lovaza, e uma dose de óleo de peixe são prescritos para pessoas com altos níveis de triglicérides. Suplementos de óleo de peixe (ácidos graxos omega-3 ), tais como lovaza, em doses de 2 g a 4 g, também podem ajudar a baixar os triglicerídeos.

Dicas & Advertências

  • Não importa qual estatina ou medicamentos você e seu médico escolherem, você deve sempre começar com uma dosagem mais baixa e aumentá-la conforme necessário.
  • Se você apresentar efeitos colaterais, converse com seu médico sobre diminuir sua dosagem ou tentar uma estatina diferente.
  • Certifique-se de que sua estatina não interaja com qualquer outro medicamento ou suplementos que você tomar.
  • Assim que começar a tomar uma estatina, você provavelmente precisará tomá-la para o resto de sua vida.
  • Não pare de tomar a estatina sem consultar o seu médico.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media