Carreira e dinheiro

Como escolher um funcionário do mês

Escrito por melanie j. martin | Traduzido por jose airton almeida neto
Como escolher um funcionário do mês

Quando o funcionário se sente valorizado, a sua ética de trabalho melhora radicalmente

business woman image by huaxiadragon from Fotolia.com

A prática de selecionar um funcionário do mês pode elevar a motivação e a positividade deste em relação à empresa. Utilizar um método justo de seleção desse empregado é essencial. As pessoas que selecionam o funcionário do mês devem buscar reconhecer o esforço de todos aqueles que dedicam muito tempo, habilidade e energia à empresa.

Outras pessoas estão lendo

Crie um comitê de seleção

Determine quem escolherá o funcionário do mês. Geralmente, o ideal é ter um pequeno comitê de superiores que votem em um funcionário, premiando-o a cada mês. Isso assegura pontos de vista diferentes na escolha do funcionário. Alguns superiores podem destacar qualidades que os demais funcionários não percebem de imediato. Você poderia permitir também que todos os funcionários nomeassem alguém todo mês. De todo modo, escolha um sistema e mantenha-o visando consistência.

Decida sobre os critérios

O comitê de seleção (ou indivíduo) deve, assim, determinar o critério para a escolha do funcionário do mês. Os jurados devem desenvolver uma série de critérios que considerem todos os aspectos importantes de um funcionário exemplar. Liderança, criatividade, experiência, vontade em ajudar o próximo, desejo de aprender coisas novas e habilidade de comunicação são alguns fatores que podem ser avaliados.

Ofereça uma premiação regular

Frequentemente, o funcionário do mês é premiado com um presente, como ingressos para um evento ou um bônus em dinheiro. O prêmio deve permanecer o mesmo cada mês, de modo que nenhum funcionário se sinta menos valorizado do que outro. Pergunte a si mesmo se os funcionários realmente gostariam de ter um troféu ou uma placa, ou se um anúncio no site da empresa os homenagearia da mesma forma. No livro, "151 Quick Ideas to Recognize and Reward Employees" ("Cento e cinquenta e uma ideias para reconhecer e premiar funcionários", em português), Ken Lloyd sugere oferecer uma vaga de estacionamento preferencial ao funcionário escolhido.

Entregue em mãos o prêmio

Não deixe o prêmio jogado na mesa do funcionário — homenageie-o em frente dos demais. Isso pode inspirar todos a trabalharem duro. Apontar suas qualidades aumenta o trabalho ético dele e faz com que se sinta valorizado. Enfatizar as qualidades particulares de um funcionário todo mês também mostrará que você valoriza suas habilidades.

Leve em conta escolher mais de um funcionário

Em alguns casos, é apropriado escolher mais de um funcionário. Por exemplo, grandes empresas podem escolher vários funcionários para se certificar de que todos que mereçam reconhecimento o tenham, como bem aponta o autor Lloyd. Se dois funcionários realizaram um esforço excelente em conjunto naquele mês, seria injusto reconhecer apenas um. Sendo assim, reconheça ambos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media