on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como escolher o melhor filhote de labrador

Se você está procurando por um novo companheiro peludo, um cão da raça labrador pode ser a melhor opção para se adotar. Os cães dessa raça são companheiros leais, bons caçadores e banhistas ávidos que amam a água. Eles são ótimos com crianças e tendem a se adaptar facilmente a novos ambientes. A fim de escolher o melhor filhote, é necessário saber o que esperar de um criador, como identificar os sintomas comuns de doenças, e como julgar se o filhote de labrador possui um bom temperamento.

Instruções

Se você está procurando um novo companheiro peludo, um cão da raça labrador pode ser a melhor opção para se adotar (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
  1. Escolha um criador respeitável, com boas referências e conhecimento profundo sobre labradores. Os canis devem ser limpos, especializados em apenas uma ou duas raças de cães e devem ainda ser capazes de apresentar exames de saúde precisos para cada animal de suas instalações. Um bom criador deve ser capaz de responder qualquer pergunta que você possa fazer sobre os filhotes de labrador, além de dar-lhe várias referências de clientes anteriores.

    Loading...
  2. Peça para ver o pai e a mãe, seus registros veterinários, e seus exames de saúde. Inspecionando cuidadosamente os pais é possível aprender muito sobre o temperamento de um filhote e sobre sua propensão a doenças genéticas. Alguns criadores conseguem fornecer até mesmo uns certificados de saúde que provam que a ascendência de um cão está livre de anormalidades genéticas e de outros traços hereditários debilitantes. Peça para ver as cópias desses certificados da fêmea e da prole para ajudar você a escolher o melhor filhote de labrador para sua família. Se o criador não possuir tais certificados, insista em dar uma olhada nos cartões de vacinação dos pais para se certificar de que eles tenham recebido suas vacinas e que não existam quaisquer indicadores evidentes de problemas de saúde que podem não ser aparentes só de olhar para os animais. Se notar anormalidades como displasia da anca, atrofia progressiva da retina, ou epilepsia nos exames de um cão, vá para outro lugar para adotar um filhote de labrador. Condições como essas são hereditárias, o que faz com que os filhotes tenham boas chances de desenvolver essas doenças à medida que envelheçam.

  3. A fim de localizar sinais de doenças, inspecione cada filhote. Um filhote de labrador saudável deve possuir os olhos claros, o focinho molhado e limpo além de pele macia. Não deve haver nenhum corrimento proveniente de suas orelhas, olhos, boca ou nariz. Levante cuidadosamente os lábios de cada filhote e inspecione as gengivas. Gengivas esbranquiçadas ou em tons de rosa pálido indicam que o cãozinho pode ter vermes intestinais. Inspecione a pele de cada um para detectar sinais de micose e pulgas. A micose em uma infecção bacteriana que é facilmente transmitida para os seres humanos e para outros animais de estimação. Pele irregular, dura ou extremamente seca são todos sintomas de micose canina.

  4. Verifique o cartão de vacinação de cada um dos filhotes. Com a idade de seis semanas de idade, um filhote de cachorro já deve ter tido pelo menos uma rodada de vacinas. Se o criador não tiver o cartão, escolha um filhote de cão labrador de outro criador.

  5. Escolha um filhotinho brincalhão e passe algum tempo com ele para conhecê-lo antes de fazer sua seleção. Para escolher o melhor filhote de labrador para a sua família, você precisa selecionar um cão com um bom temperamento. Embora possa ser difícil avaliar o temperamento de um cão tão jovem, há alguns sinais que você pode observar que dirão se o cão é ou não socializável. Se o filhotinho corre quando você tenta pegá-lo, ou se ele se esconde para evitar contato com o ser humano, ele não é um cão bem socializado. Um filhotinho de labrador deve se sentir confortável quando um humano o pega. Ele não pode reclamar, choramingar ou rosnar quando tocado.

Loading...

Dicas

  • Visite vários criadores antes de escolher o melhor filhote de labrador.
  • Não escolha um filhote só porque ele é o mais bonito da ninhada.
  • Leve o seu novo labrador retriever para um check-up junto ao médico veterinário dentro das primeiras semanas.
  • Para saber mais sobre labradores, consulte a seção "Recursos (Leitura Recomendada)".

O que você precisa

  • Cópias dos exames de saúde dos pais
  • Cópia do cartão de vacinação do filhote

Recursos

Loading ...
Loading ...