Mais
×

Escorredor de pratos em armários: faça você mesmo

Atualizado em 20 julho, 2017

Um escorredor para armazenar e exibir pratos não tem que ser caro, porque você pode construir o seu próprio por pouco mais do que o custo de algumas varas de tarugo e um pouco de cola. Sem contar com o tempo necessário para o corte da madeira ou aplicação de finalizadores para que o escorredor combine com os armários, a montagem e instalação podem demorar por volta de 30 min. As instruções são para um escorredor padrão de 60 cm de largura. Veja as dicas para outros tamanhos.

Instruções

Estante para guardar pratos (plate rack image by guiney from Fotolia.com)

    Preparação

  1. Remova as portas do armário onde você instalará o escorredor.

    Armário superior adequado para escorredor (new kitchen image by terex from Fotolia.com)
  2. Corte tarugos quadrados (ou moldagens meia volta) ajustando-os à largura do armário, se necessário. Corte as varas de tarugo em 28,5 cm. Lixe todas as varas.

  3. Meça e marque a colocação das varas de tarugo. A partir das bordas esquerdas dos tarugos quadrados, faça marcas a 2 cm, 7 cm, e a cada 5 cm depois disso (12 cm, 17 cm, etc.). A última marca será a 57 cm. As lacunas nas extremidades permitirão a circulação de ar.

    Faça estantes personalizadas (man measuring lumber image by palms from Fotolia.com)
  4. Faça os furos nos tarugos quadrados. Se você não tiver acesso a uma furadeira de pressão, enrole fita adesiva em torno de uma broca para marcar os 9,5 mm de profundidade da perfuração e fure cuidadosamente usando uma furadeira sem fio. Centralize a broca diretamente sobre as marcas.

    Faça os furos na vertical (drill press image by Nancy Ottenweller from Fotolia.com)

    Montagem e instalação

  1. Coloque uma gota de cola de madeira em cada buraco. Deslize uma vara de tarugo no primeiro furo e gire para distribuir a cola. Repita o procedimento para o comprimento total do tarugo quadrado. Cole o segundo tarugo quadrado e encaixe-o com as outras extremidades das varas de tarugo e pressione firmemente. Repita o processo para o segundo "degrau"

  2. Aplique o acabamento desejado para selar a madeira. O acabamento é necessário porque a madeira natural absorverá a umidade fazendo com que as suas fibras inchem e a peça se deforme.

    Uma estante de madeira sem acabamento deformará (wood texture image by Paul Hill from Fotolia.com)
  3. Instale escorredor de pratos. Coloque o escorredor a cerca de 7 a 12 cm da parte de trás do armário, e coloque um parafuso de 2,5 cm perto de cada extremidade, superior e inferior, tomando cuidado para não passar os parafusos através do armários. Coloque a frente do escorredor contra borda frontal do armário e insira quatro parafusos.

    Instale o escorredor no armário (filettatura image by Andrea Massimiani from Fotolia.com)

Dicas

  • Se a largura do armário não for de 60 cm, ajuste o número de varas de tarugo e o comprimento de tarugos quadrados para adequar o tamanho. Adicione ou subtraia 5 cm para cada vara de tarugo.
  • Se a altura do gabinete não for 30 cm, recalcule o comprimento dos tarugos quadrados. Eles devem ser ter o mesmo comprimento do espaço entre a parte interior do tarugo quadrado superior e do inferior, mais 2 cm. Outra maneira de expressar isso é H - (SDT + SDB) + 2 cm = RDL, onde H significa altura do interior do armário, SDT significa tarugo quadrado na parte superior, SDB significa tarugo quadrado na parte inferior, e RDL significa comprimento das varas de tarugo.

O que você precisa

  • Quatro tarugos quadrados de 2 cm x 2 cm (ou moldagens de meia volta) com 60 cm de comprimento
  • Nove varas de tarugo de 9,5 mm de diâmetro, com 120 cm de comprimento
  • Cola de madeira
  • Serra
  • Lixa
  • Furadeira de pressão ou elétrica (broca de 9,5 mm e fita crepe)
  • Óculos de segurança
  • Poliuretano / tinta
  • Pincel
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article