on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como escovar os dentes do seu cachorro com pasta dental caseira

Atualizado em 21 novembro, 2016

Dentes saudáveis são fundamentais para o bem-estar canino. Os cachorros fazem muito mais do que apenas mastigar com os dentes: eles brincam, investigam e se defendem. Os cães utilizam os dentes e a boca como os humanos usam as mãos. O desenvolvimento bacteriano na boca do cachorro pode causar doenças dentárias caninas que, quando descobertas, requerem limpeza veterinária profissional com anestesia. Escovar os dentes de seu cachorro desde jovem pode ajudar a evitar isso. Uma receita de creme dental caseiro simples manterá os dentes dele brancos e saudáveis.

Instruções

Escove os dentes de seu cachorro para mantê-los saudáveis (Apple Tree House/Lifesize/Getty Images)
  1. Misture um terço de colher de chá de sal, seis colheres de chá de bicarbonato de sódio, quatro colheres de chá de glicerina e uma pitada de hortelã ou flavorizante, como caldo de galinha ou carne, em um liquidificador ou tigela pequena. O sal age como um desinfetante na boca do cachorro, o bicarbonato de sódio melhora o hálito e o flavorizante torna o gosto agradável para o cachorro. A glicerina deixa a pasta cremosa.

    Loading...
  2. Adicione algumas gotas de água e mexa.

  3. Misture os ingredientes à mão vigorosamente ou em um liquidificador, até que seja formada uma pasta com a consistência parecida com a de creme dental. Ela pode ser armazenada em um pequeno pote de plástico.

  4. Coloque a pasta em uma escova de dente pequena, ou especial para cães, e aplique nos dentes do cachorro, escovando todos os quatro cantos da boca. Levante gentilmente o lábio superior dele, para alcançar os dentes. Escove com movimentos de cima para baixo nos dentes superiores e de baixo para cima nos dentes inferiores. Não há necessidade de enxaguar.

    Coloque um pouco de pasta dental na escova de dente e escove com cuidado (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Loading...

Dicas

  • Se o seu cachorro nunca teve os dentes escovados, ensine-o sobre o processo aos poucos. Coloque uma pequena quantidade de pasta no seu dedo e esfregue nos dentes dele. Acostume-o com a escova de dente mergulhando-a em caldo de galinha ou de carne, para que ele aprenda a permitir a escova dentro da boca dele.
  • Uma escova de dente infantil macia funciona bem para os cachorros de porte pequeno a médio.

Aviso

  • Nunca utilize pasta dental ou enxaguantes bucais feitos para humanos no seu cachorro. Eles podem conter fluoreto e álcool, que podem ser prejudiciais aos cães.

O que você precisa

  • Sal
  • Bicarbonato de sódio
  • Glicerina
  • Hortelã ou flavorizante
  • Água
  • Escova de dente

Referências

Loading ...
Loading ...