Mais
×

Como escrever um acordo de empréstimo entre amigos

Atualizada March 23, 2017

Emprestar dinheiro a um amigo pode não ser a melhor ideia, pois caso ele não pague, o relacionamento dos dois pode se comprometer. No entanto, caso decida emprestar o dinheiro, coloque de lado a amizade por um momento e foque na transação, elaborando um contrato oficial de empréstimo e deixe claro as informações sobre como será o reembolso.

Instruções

Ao emprestar dinheiro a um amigo, deixe a amizade de lado (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Peça para que seu amigo venha até a sua casa no dia do empréstimo do dinheiro para que vocês possam ter uma conversa e escrever um acordo. É importante escrever e assinar um contrato antes de dar o dinheiro, da mesma forma que seria em uma operação de empréstimo com um banco.

  2. Pergunte quando ele poderá de fato pagá-lo de volta. Se o empréstimo for devolvido em parcelas, descubra o quanto ele terá condição de pagar por mês. Independente da resposta dele, adicione mais dois meses como um gesto amigável para que ele tenha tempo, mais que o suficiente, para quitar a dívida.

  3. Escreva a data na parte superior da carta. Coloque também o nome e o endereço seu e de seu amigo na parte superior e identifique cada um como "mutuário" ou o "credor".

  4. Comece a carta afirmando o objetivo geral do acordo. Use terminologia formal. Por exemplo: "Este é um acordo de empréstimo entre o Sr. Smith (credor) e a Sra. Jacobs (mutuário)". Caso seja escrito de maneira informal, o contrato poderá não ser levado a sério.

  5. Coloque o valor do empréstimo e a data em que o dinheiro deverá ser pago. "Sr. Smith decidiu emprestar R$200 para o mutuário que o pagará de volta até o dia 5 de julho de 2010". Se for um acordo de parcelamento, escreva o valor do pagamento mensal ou semanal, junto com o número de meses ou semanas necessários para a satisfação da dívida.

  6. Adicione informações sobre quaisquer juros que seu amigo terá que pagar ao longo do empréstimo, embora juros não sejam muito comuns em acordos entre amigos.

  7. Peça para que seu amigo assine o final do acordo na presença de uma testemunha. Faça uma cópia para que ele possa ter uma.

Dicas

  • Seja firme com seu amigo. Informe-o que apesar da amizade, você precisa do dinheiro de volta e fará qualquer medida legal necessária para ter o reembolso.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article