Mais
×

Como escrever os agradecimentos de um livro

Atualizado em 17 abril, 2017

Escrever um livro exige muita energia e determinação. Além disso, é preciso de muita ajuda para escrevê-lo. Algumas das pessoas e organizações que inspiraram ou ajudaram, direta ou indiretamente, podem e devem ser mencionadas em forma de agradecimento. Saiba como e a quem agradecer.

Instruções

Os agradecimentos são uma parte importante do seu livro (Jupiterimages/Photodisc/Getty Images)
  1. Crie uma lista de pessoas especiais. Sente e escreva o nome de todas as pessoas de quem você lembra, que o ajudaram ou inspiraram durante o processo de escrita do livro. Caso tenha escrito um livro que exigiu pesquisa, não esqueça de quem o ajudou com as informações. A chave deste passo é não deixar ninguém de fora, desde o entregador de pizza até seus pais.

  2. Faça listas de "sim", "não" e "talvez". Percorra a lista de forma instintiva, olhando para cada nome e pensando se a pessoa ajudou muito ou pouco. Se sua resposta imediata for "uau, essa pessoa ajudou muito", seu nome deve ir para a lista de "sim". Se sua reação for "por que o nome dessa pessoa está aqui?", essa vai para a lista do "não". Caso você pense na pessoa por mais de quinze segundos e não consiga decidir se ajudou ou não, deixe na lista do "talvez".

  3. Livre-se das listas de "não" e "talvez". Simples assim. Se você precisou pensar muito para lembrar da contribuição de determinada pessoa, ela até pode ter contribuído, mas seu nome não pertence à lista de agradecimentos.

  4. Diminua a lista até chegar aos dez nomes mais importantes. Não há nada de errado em agradecer a alguém cuja ajuda foi tão trivial quando entregar seu lanche diariamente, se isso significou muito para você. A página de agradecimentos deve ser pessoal e refletir seu processo de escrita. Pense nas pessoas que compõe a lista do "sim" e busque as dez mais relevantes. Algumas disputarão imediatamente o primeiro lugar, outras nem tanto.

  5. Abandone de cinco a dez nomes. Como já falamos, essas pessoas podem ter inspirado ou colaborado de alguma forma mas se sua reação inicial não foi "devo agradecer a ela", então envie uma cesta de presentes ao invés de homenageá-la no livro.

  6. Escreva seus agradecimentos em parágrafos curtos. Se várias pessoas ajudaram em sua pesquisa, agradeça cada uma em um parágrafo diferente. Amigos e familiares que ofereceram apoio moral podem ser homenageados em um único parágrafo. Escreva pouco, mas com sinceridade.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article