×
Loading ...

Como escrever a avaliação de um colega de trabalho

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Pedir para que os funcionários avaliem uns aos outros oferece aos empregadores um ângulo diferente sobre o trabalho de cada um. É especialmente importante quando precisam trabalhar como uma equipe. Esse sistema de revisão de iguais apontará não apenas onde podem melhorar em termos de serviço prestado à empresa, mas também como podem se relacionar melhor e trabalhar com o resto do grupo.

Instruções

Sua avaliação não deve ser completemente positiva ou completamente negativa (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Comece a avaliação do seu colega de forma totalmente objetiva, como a frequência. Essa parte da avaliação compara a pessoa a um padrão simples. Ele regularmente chega na hora e atende aos requisitos de comparecimento? Se a resposta é sim, relate isso. Se a resposta é não, especifique o problema como atraso regular ou faltas por doenças muito frequentes.

    Loading...
  2. Avalie a quantidade e a qualidade do trabalho. Por mais que seja um pouco mais subjetiva do que o comparecimento, esta ainda é uma questão sobre se o seu colega de trabalho atende às expectativas, não se ele as excede. Ele regularmente trabalha dentro do prazo? Ele atende a todas as exigências? Para permanecer imparcial, compare-o ao padrão da empresa ou aos outros funcionários da sua equipe. Na avaliação, tente mencionar algumas coisas para melhorar e outras que ele faz bem. Esse equilíbrio refletirá melhor sobre você como um colega de trabalho.

  3. Avalie a responsabilidade e a iniciativa. Muitas pessoas podem atender às exigências do trabalho e produzir a quantia de trabalho exigida, mas quantas tomam iniciativa e procuram mais coisas para fazer? Na sua avaliação, procure coisas para recomendar seu colega. Mencione áreas onde ele toma a iniciativa ou momentos que chamaram sua atenção, nos quais o funcionário se comportou adequadamente. Uma avaliação na qual você escreve sobre as responsabilidades e iniciativas demonstrará um grande conhecimento sobre seu colega.

  4. Mencione outros aspectos. No final da sua avaliação, tente mencionar algo único e interessante sobre o funcionário. Escreva uma pequena nota sobre algo que ele faz muito bem ou que outros funcionários possuem dificuldades. Por exemplo, seu colega de trabalho pode regularmente ensinar novos membros do grupo ou terminar tarefas que outros deixaram de lado. Isso pode adicionar um bom toque pessoal para sua avaliação.

Loading...

Dicas

  • É sempre bom começar com algo positivo, então faça observações negativas e finalize com características positivas novamente.
  • Toda crítica deve ser construtiva. Não apenas relate o problema, sugira uma solução.

Aviso

  • Lembre-se de que sua avaliação pode dizer tanto sobre você quanto sobre seu colega. Uma avaliação que é apenas positiva pode parecer que você não é capaz de tomar a iniciativa enquanto uma muito negativa parecerá mesquinha.

Referências

Loading ...
Loading ...