×
Loading ...

Como escrever uma avaliação de desempenho de trabalho

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Na maioria das empresas, as avaliações de desempenho de trabalho não são obrigatórias para os trabalhadores de meio período ou temporários. Os supervisores podem, no entanto, optar por escrever avaliações de desempenho para os trabalhadores temporários. Por quê? Se a empresa tiver uma longa relação com uma agência de recursos humanos, um gerente pode fazer comentários sobre o trabalho, assim a agência pode encontrar um melhor emprego para o trabalhador da próxima vez. Se os trabalhadores temporários forem contratados para serem permanentes ou com a possibilidade de se tornar um freelancer, uma avaliação de desempenho é uma boa maneira de avaliar o trabalho feito e fazer sugestões construtivas para melhorar o desempenho. Se você precisa fazer uma avaliação dos trabalhadores temporários, vai usar o mesmo processo de avaliação e papelada como se fosse para um funcionário regular.

Instruções

Como avaliar um empregado temporário (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  1. Consiga a documentação adequada no departamento de recursos humanos ou na agência de trabalho que indicou o trabalhador temporário. A maioria das empresas têm modelos de avaliação de desempenho. Leia a papelada para se certificar de que você entendeu todas as perguntas.

    Loading...
  2. Converse sobre o trabalho do empregado temporário com os supervisores de projeto, gerentes ou colegas. Se estiver gerenciando diretamente o trabalhador temporário, você pode pular essa etapa. Conversar com colegas pode fornecer informações valiosas sobre como o trabalhador está em sintonia com a cultura corporativa, especialmente se essa for uma posição permanente.

  3. Liste as informações sobre o desempenho do empregado no trabalho, conhecimento do trabalho, capacidade de liderança, habilidades de trabalho em equipe, pontualidade e confiabilidade em uma folha de papel. Você contrataria esse empregado de novo? Quais são seus pontos fortes e fracos? Você pode dar exemplos específicos ao fazer elogios ou críticas construtivas?

  4. Preencha o formulário com as informações que você obteve. Alguns formulários podem pedir que você classifique as habilidades do funcionário em uma escala. Você deve ser capaz de preencher isso facilmente usando as informações que obteve ou com a sua própria observação dos hábitos de trabalho do empregado.

  5. Escreva um rascunho sobre a avaliação de desempenho. Releia a avaliação de desempenho para ver se deixou alguma coisa de fora. Existe alguma coisa que pode confundir a agência ou o trabalhador temporário? Você foi inconsistente na classificação?

  6. Se necessário, edite a avaliação de desempenho. Entregue a avaliação para a agência ou para o seu departamento de recursos humanos.

Loading...

Dicas

  • Se a avaliação ainda não fizer parte do processo de revisão de trabalho, considere ter uma conversa com o trabalhador temporário, deixe-o saber quais são os pontos fortes e fracos dele. Se o trabalhador for uma boa escolha para a sua organização, mas você não tem uma vaga no momento, essa avaliação pode ajudá-lo a estabelecer as bases para uma contratação de trabalho integral no futuro.

Aviso

  • Não critique a menos que você possa fornecer exemplos específicos.

Referências

Loading ...
Loading ...