Mais
×

Como escrever um aviso de recall de um produto

Atualizado em 17 abril, 2017

Caso ocorra de você encontrar uma contaminação ou avaria potencialmente perigosa no produto que sua empresa vende, o que é raro, é de sua responsabilidade legal e ética notificar os consumidores e emitir um recall para minimizar os danos sofridos. Para escrever esse aviso de forma eficaz, mantenha-se conciso e profissional, assuma a responsabilidade pela situação e forneça informações claras sobre o produto que sofrerá o recall e as ações que seus clientes e consumidores devem tomar em resposta.

Instruções

Divulgue o máximo de informações úteis o mais rápido possível (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Date sua notificação no topo. Escreva um título como "AVISO DE RECALL DE PRODUTO - AÇÃO REQUERIDA", seguido do nome do produto que sofrerá o recall, posicionado acima da saudação.

  2. Descreva quem está emitindo o recall, que produto ou produtos estão sendo chamados e por que isso é necessário. Mantenha a sua linguagem concisa e direto ao ponto, com o detalhes o suficiente para retratar uma imagem clara, mas sem se apegar a desculpas, explicações ou detalhes desnecessários. Exponha quais autoridades, se houver, estão ordenando e/ou supervisionando o recall.

  3. Forneça descrições detalhadas de cada produto que está incluído no recall, além dos códigos, marca, subtipo (como o sabor para alimentos ou marca e modelo para carros) e, se necessário, informações sobre a quantidade ou embalagem que ele é enviado.

  4. Descreva em detalhes o que os varejistas que têm os produtos que sofrerá o recall no estoque e os clientes que adquiriram estes bens devem fazer em resposta a este prcedimento. Isto pode incluir contactar os seus fornecedores, devolver o produto, levar o produto a um local específico para a manutenção ou destruir o estoque atual. Dê informações sobre qual a compensação, se houver, sua empresa está oferecendo e como os varejistas e os consumidores podem substituir o produto que sofreu recall por outro equivalente e seguro.

Aviso

  • Consulte o seu advogado ou departamento jurídico para ter certeza de que a notificação e os procedimentos do recall obedecem a todos os regulamentos locais, estaduais e federais.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article