Como escrever a biografia profissional de um estudante universitário

Uma biografia pessoal bem trabalhada pode ajudar você a conseguir o emprego de seus sonhos

good job image by Gale Distler from Fotolia.com

Uma biografia profissional é uma breve exposição da sua vida profissional e de seu trabalho. Isso inclui informações sobre você que um cliente ou empregador em potencial pode procurar saber antes de o contratar. Mesmo um estudante universitário, com pouca experiência, pode escrever uma biografia profissional que vai destacar suas melhores qualidades e providenciar um breve resumo sobre a sua capacidade de trabalho.

Step 1

Use um tom profissional e imparcial. Escreva a sua biografia pessoal como se fosse alguém de fora; não como uma pessoa escrevendo a sua própria autobiografia. Use terceira pessoa para se descrever e use verbos de ação. Por exemplo, escreva coisas como "John Smith trabalhou como diretor do dormitório Smith na Universidade Smith", ao invés de "Eu fui diretor do dormitório Smith na Universidade Smith."

Step 2

Comece com suas credencias profissionais. Inclua suas experiências mais recentes primeiro e em seguida detalhe suas experiências anteriores. Mesmo que não tenha sido pago em seus trabalhos anteriores, você talvez possua informações as quais possa incluir nessa seção, como intercâmbios ou serviços voluntários. Caso não possua nenhuma experiência profissional anterior, escreva sobre sua formação. Se possui, liste-a primeiro e depois a sua formação. Por exemplo, "Jane Smith passou quatro verões trabalhando como conselheira de acampamento em Michigan. Durante esse tempo, ela supervisionou mais de 20 campistas e planejou as atividades extracurriculares deles para todo o período. Ela está estudando pedagogia na Universidade Smith e espera se formar no final de 2011."

Step 3

Descreva interesses específicos que você tenha em relação às suas futuras tarefas, por exemplo, se já escreveu mais de um trabalho sobre um tema específico, mostre-o como um interesse de pesquisa. Você pode escrever, por exemplo "John Smith pesquisa sobre a correlação existente entre o desempenho do funcionário e a sua satisfação no trabalho. Fora da faculdade, ele cursa aulas sobre educação fiscal e é certificado para preparar impostos de renda." Apenas liste informações que sejam pertinentes à sua profissão, uma vez que as suas aulas de cerâmica provavelmente não são relevantes para sua futura carreira em Finanças, por exemplo.

Step 4

Inclua algumas breves informações sobre a sua vida pessoal. Certifique-se de mostrar que possui pessoas interessantes ao seu redor, mas não perca muito tempo descrevendo-as. Por exemplo, "Quando não está na escola, Jane Smith gosta de praticar rafting e se voluntariar no abrigo de animais local." O rafting mostra que você é ativo e tenta ser saudável; o abrigo de animais mostra o seu lado solidário e sensível. Ambas as coisas são relevantes para a sua imagem pessoal e podem impressionar um futuro empregador. Essa não é a hora para mencionar o dia que você ganhou o campeonato de quem come mais cachorro quente ou descrever detalhadamente sua coleção de pedras.

Step 5

Mantenha a biografia resumida e focada. Escreva aproximadamente três parágrafos: um sobre sua experiência profissional e sua formação, um explicando outras experiências relevantes e um sobre seus interesses pessoais. Cada parágrafo deve ter apenas poucas frases e descrever de forma direta sua vida profissional sem explicações desnecessárias. Possíveis empregadores não gostam de gastar horas lendo sobre detalhes da sua vida; se eles quiserem saber mais sobre você, eles irão perguntar em uma entrevista.

eHow Brasil
×