Como escrever uma boa biografia

Escrito por elizabeth stover | Traduzido por bruno belli sinder
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever uma boa biografia
Narre uma história de vida, não uma lista de fatos (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Uma boa biografia mais parece um romance. Os personagens, principalmente o principal, ganham vida nas páginas. A história se desenrola dando a impressão ao leitor de que está vivendo tudo junto aos personagens. Entretanto, como conseguir isso? Quais elementos fazem uma biografia parecer um romance e não uma lista de fatos do nascimento à morte? Com apenas algumas dicas, sua biografia vai tecer um enredo interessante e dar vida ao personagem principal.

Nível de dificuldade:
Moderado

Instruções

  1. 1

    Pesquise todos os lugares possíveis para conseguir informações sobre a pessoa. Procure em diários, cartas, com a família, amigos e colegas de trabalho, jornais e outras publicações sobre eventos envolvendo o personagem. Pessoas muito famosas podem até ter informações sobre eles publicados em biografias de outras pessoas famosas. Pesquise bastante, sempre verificando as informações com mais de uma fonte.

  2. 2

    Escreva a biografia como se você estivesse presente observando os fatos. Não faça uma simples lista cronológica de eventos. Descreva os ambientes, cheiros, sons e sentimentos com o máximo de detalhes possível. Não escreva "Quando criança, o presidente acordava quando sua madrasta estava cozinhando". Escreva "O pequeno Abe acordou no escuro, durante uma noite gelada em Indiana. Ele conseguia escutar seus pais conversando na sala, e sentia um cheiro delicioso vindo da cozinha, que era a carne ensopada que sua mãe cozinhava". Dessa forma, você vai introduzir o leitor à vida do personagem.

  3. 3

    Escreva um parágrafo de introdução ou um capitulo no começo do livro que descreva um episódio interessante da vida do personagem, assim você vai conseguir prender a atenção do leitor. Não escreva sobre a data e o local de nascimento na introdução, a não ser que tenha sido algo memorável. Escolha algo diferente, que ocorreu durante a vida da pessoa, e narre como se você estivesse presente. Pense nisso como uma provocação, algo que vá prender o leitor. Descreva apenas parte da história, o resto você conta no decorrer do livro.

  4. 4

    Inclua informações como onde e quando a pessoa nasceu, o nome de seus pais, seu nome completo, além de detalhes acerca do seu nascimento. Entretanto, para escrever uma boa biografia, deixe que essas informações façam parte da história. Por exemplo, não escreva "Ela nasceu no dia 9 de novembro de 1785". Escreva "Na noite do dia 9 de novembro de 1785, a mãe da Ms. Smith acordou em uma manhã congelante sabendo que a hora do seu bebê chegar estava próxima. O seu marido não vacilou, acendeu o fogo na lareira, colocou uma chaleira com água para ferver e ligou para a parteira". Escreva a biografia cronologicamente a partir desse momento, ou escreva sobre temas importantes da vida, como a família ou eventos que mudaram a vida do personagem.

  5. 5

    Descreva a pessoa com bastante detalhes durante a biografia. Conte aos seus leitores sobre os hábitos dessa pessoa, sua aparência, gostos e desgostos, amigos e sua personalidade, sempre usando exemplos. Novamente, não faça uma simples lista. Conte a história como se você estivesse presente. Não diga "Joel foi muito mimado durante toda a vida". Diga "Joel obrigou seus pais a trocar sua bicicleta nova, de um mês, só porque a menina da rua ao lado ganhou uma que vinha com uma nova buzina. Infelizmente, seus pais atenderam o seu pedido. Mais tarde, quando adulto, Joel descobriu que nem sempre suas exigências seriam atendidas no trabalho".

  6. 6

    Escreva sobre o começo da vida da pessoa, na escola e na carreira. Descreva eventos significantes que a influenciaram mais tarde. Conte a história de eventos mundanos, como um irmão chato, para criar empatia entre o leitor e o personagem. Inclua histórias sobre personagens deste período, mostrando como elas o influenciaram. Conte a história de algum evento difícil que a pessoa teve de contornar.

  7. 7

    Escreva sobre o adulto. Descreva seus relacionamentos, sua carreira e família. Ao contar a história, pergunte "Que importância que esse personagem teve para o mundo e para outras pessoas? Por que essa pessoa é digna de uma biografia?" e, por fim, se a pessoa já for falecida, conte a história de sua morte e como ela afetou outras pessoas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível