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Como escrever uma carta de agradecimento para um cliente

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Escrever uma nota ou carta de agradecimento pode dar a uma empresa uma vantagem sobre a concorrência, mostrando ao cliente apreço pelo seu negócio. Uma nota de agradecimento pode dar confiança ao cliente e levá-lo a mais acordos no futuro. Ao escrever uma carta desse tipo, seguir os padrões da etiqueta pode resultar em opiniões favoráveis à empresa e melhores resultados de satisfação.

Instruções

Uma carta de agradecimento permite que um cliente saiba como é valorizado (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  1. Escreva uma saudação. Para uma carta de agradecimento endereçada a um cliente, a saudação é sempre "Prezado". As relações com clientes exigem mais formalidade, mesmo se eles forem conhecidos. Escreva o nome do cliente depois da saudação, tal como Sr. Fulano Silva ou Sra. Fulana Dias. Sempre escreva com o título adequado para ser mais formal.

  2. Escreva um agradecimento para o cliente. O agradecimento irá variar dependendo do motivo da carta. Esses motivos podem incluir um agradecimento por uma apresentação de pedido, pelo fornecimento de opiniões sobre a empresa - sejam elas positivas ou negativas - ou por continuar a ser um cliente depois de um certo período.

  3. Dê uma declaração positiva sobre o motivo do agradecimento. Por exemplo, escreva "apreciamos o seu negócio contínuo" ou "nossa empresa agradece o seu negócio" ou até mesmo "valorizamos o seu negócio".

  4. Forneça informações adicionais sobre o motivo do agradecimento. Essas informações variam dependendo do motivo para a nota, mas podem incluir um comentário sobre um produto comprado pelo cliente ou sobre funcionalidades adicionais padrões, ou podem fornecer informações sobre mais serviços que o negócio pode proporcionar.

    A situação mostrada na nota ditará um comentário adequado. Ela pode ter comentários como "o seu novo futon vem com uma oferta especial de almofadas" ou "a impressora possui uma garantia de 90 dias para a sua conveniência".

    Para situações nas quais o agradecimento é dado para uma crítica construtiva ou para apontar problemas nos negócios, escreva um comentário que fale ao cliente o que a empresa está fazendo para consertar o problema.

  5. Agradeça ao cliente uma segunda vez. Um simples "agradecemos novamente por ter escolhido fazer negócios conosco" ou "agradecemos seu pedido" lembrará o cliente o porquê ele está recendo agradecimentos.

  6. Escreva um final com "atenciosamente" ou "nossos sinceros votos". Na maioria das cartas, "atenciosamente" é o final mais apropriado. Assine a carta ao completá-la.

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