Mais
×

Como escrever uma carta de agradecimento a um recrutador após uma entrevista de emprego

Atualizado em 23 março, 2017

Uma entrevista de emprego não termina com um aperto de mãos, mas com uma carta de agradecimentos. Enviar essa carta para o recrutador ou entrevistador após a entrevista de emprego não será apenas bem visto pelo recrutador como também pode diferenciar você dos outros candidatos. Uma carta de agradecimento dá a oportunidade de fazer uma última boa impressão para o contratante, expressar seu interesse no emprego reforçando porque você é a pessoa perfeita para o cargo e adicionar alguma informação importante que possa ter esquecido de mencionar na entrevista.

Instruções

Entrevistas de emprego não terminam com um aperto de mãos (Getty Images)

    Como escrever uma carta de agradecimento após uma entrevsita de emprego

  1. Peça o cartão de visitas do entrevistador, bem como das outras pessoas que você tenha conversado durante a entrevista se ainda não tiver os contatos delas.

  2. Escreva a sua carta de agradecimento logo após a entrevista, enquanto o momento ainda está fresco na lembrança. Envie a carta nas 24 horas seguintes à entrevista.

  3. Envie uma carta digitada ou, se a sua letra for legível, uma nota de agradecimento à mão por correio, ou envie a sua carta de agradecimentos por e-mail. Enviar a sua carta de agradecimento por correspondência é mais pessoal, então somente envie por e-mail se o contratante planejar tomar uma decisão mais imediata. Se você optar por enviar por e-mail, escreva uma mensagem de agradecimento da mesma forma que você faria em uma carta.

  4. Insira o cabeçalho apropriado. Escreva a data na primeira linha da carta ou do e-mail. Dê dois "enter" no teclado. Digite o contato em linhas espaçadas com uma linha de espaçamento simples: o nome do recrutador, o cargo, o nome da empresa, o endereço da empresa e a cidade, estado e código postal. Aperte "enter" três vezes e trate o recrutador por "Caro" seguido por Sr., Sra., ou Srta., o nome do recrutador seguido de uma vírgula. Dê "enter" duas vezes para começar o corpo da carta.

  5. Use o primeiro parágrafo da sua carta para agradecer o entrevistador pelo tempo empregado para encontrá-lo, para expressar o quanto você gostou de se encontrar com ele ou ela e ouvir mais sobre o cargo. Reafirme o seu interesse na posição.

  6. Use o segundo parágrafo para reiterar de forma concisa e firme as suas qualificações específicas, habilidade e/ou experiências que fazem de você o candidato perfeito para a vaga. Tente incluir ao menos um ponto específico que você e o recrutador conversaram durante a entrevista, como a relação entre as suas qualificações e as responsabilidades do cargo, conforme descrito pelo recrutador durante a entrevista. Essa também é a sua oportunidade de comentar sobre qualificações ou pontos que você esqueceu de mencionar durante a entrevista.

  7. Use o último parágrafo para reiterar sua apreciação pelo tempo do recrutador e a consideração também do seu interesse na vaga e na empresa. Ofereça fornecer quaisquer informações adicionais que o recrutador possa precisar. Feche o parágrafo final dizendo ao contratante que você espera pela decisão final.

  8. Finalize a sua carta com um "Atenciosamente" seguido de uma vírgula. Dê "enter" duas vezes e digite o seu primeiro e último nome. Se você estiver mandando essa carta por correspondência, assine o seu nome a caneta no espaço entre o "Atenciosamente" e o seu nome digitado.

  9. Releia sua carta de agradecimento com cuidado ou peça a um amigo para fazê-lo para você. É preciso ter atenção na revisão da sua carta, assim como você fez com o seu currículo e com a carta de apresentação, visto que o recrutador pode encarar a sua carta de agradecimentos como uma forma de testar a sua habilidade de comunicação e de escrita.

Dicas

  • Envie cartas de agradecimento separadas e personalizadas para todos com os quais você tenha falado diretamente por um tempo considerável, bem como ao entrevistador principal ou ao contratante.
  • Mantenha a sua carta de agradecimentos curta - nada mais que três parágrafos.
  • Evite parecer desesperado na sua carta. Você quer expressar o seu interesse na vaga, não o seu desespero por um emprego.
  • Linhas com espaçamento simples nos parágrafos, espaçamento duplo entre os parágrafos e triplo entre o parágrafo final e o encerramento.

O que você precisa

  • Cartão de visitas de recrutador
  • Computador
  • Cartões de agradecimentos
  • Caneta
  • Envelope
  • Selo(s)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article