Como escrever uma carta de aposentadoria

Escrito por ehow contributor | Traduzido por marcela machado
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Como escrever uma carta de aposentadoria
Notifique seu empregador sobre sua aposentadoria que está por vir (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Está planejando sua aposentadoria? Antes de fazer planos de viajar pelo país ou construir um deque no quintal de sua casa, você ainda pode ter algumas tarefas relacionadas ao trabalho para concluir, inclusive fornecer ao seu empregador uma notificação sobre sua aposentadoria planejada. Além de dizer verbalmente as suas intenções ao seu supervisor imediato, você também pode precisar apresentar uma notificação por escrito.

Nível de dificuldade:
Fácil

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Instruções

  1. 1

    Faça uma lista de informações pertinentes, como a última data na qual pretende trabalhar, seu número de identificação como funcionário, os nomes das pessoas que serão copiadas na carta e um endereço para correspondência. Mantenha lista por perto ao sentar-se para escrever a carta.

  2. 2

    Anote a data, a pessoa para contato, o nome da empresa e o endereço comercial de acordo com o formato padrão para as cartas comerciais. Acrescente uma linha de assunto que notifica os destinatários sobre o objetivo da carta, por exemplo: "Assunto: Carta de aposentadoria". Enderece a carta ao seu supervisor imediato.

  3. 3

    Escreva o objetivo específico da carta no primeiro parágrafo, que pode ser composto por apenas uma linha, como "Por meio desta carta, informo que estarei me aposentando de meu cargo da Empresa XYZ e que minha última data de trabalho será 5 de janeiro de 2010" ou "Por meio desta carta, envio minha notificação formal de aposentadoria. Minha última data de trabalho será 5 de janeiro de 2010".

  4. 4

    Escreva os detalhes de sua aposentadoria da empresa no segundo parágrafo, incluindo detalhes como seus anos de serviço, número de identificação como funcionário e decisões sobre a continuação de seus benefícios médicos e odontológicos. Esses detalhes devem ter sido discutidos com um contato dos recursos humanos com antecedência.

  5. 5

    Inclua a notificação de seu endereço para correspondência, caso planeje se mudar logo após sair da empresa. Às vezes, as solicitações de mudança de endereço podem ser perdidas ou não ser entregues por um funcionário. Ao incluir essas informações em sua carta, seus registros estarão atualizados caso seu empregador precise enviar qualquer coisa a você após sua aposentadoria; além disso, você estará coberto legalmente caso o departamento de recursos humanos não altere seu endereço em seu banco de dados.

  6. 6

    No parágrafo final, se desejar, agradeça à empresa, sua equipe de gerência, os colegas de trabalho e os contatos de recursos humanos. Por exemplo, você poderia dizer: "Sentirei falta de trabalhar na Empresa XYZ e sou muito grato pelas oportunidades de desenvolvimento de carreira que me foram dadas aqui" ou "Meu tempo na Empresa XYZ foi muito recompensador e sou grato a todos os funcionários que tornaram a minha experiência tão agradável".

  7. 7

    Insira uma linha de assinatura. Encerre com "Atenciosamente", deixe quatro linhas de espaço e digite seu nome.

  8. 8

    Acrescente algumas linhas abaixo de seu nome e insira os nomes de todas as pessoas que você gostaria que recebessem uma cópia dessa carta. Provavelmente, essa seção incluirá os seus contatos de recursos humanos. Para isso, digite "CC:" e o nome das pessoas que serão copiadas.

Dicas & Advertências

  • Revise sua carta verificando erros de ortografia e digitação e faça as alterações necessárias antes de enviá-la.

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