Como escrever uma carta de apresentação para questionários

Escrito por ruth o'neil | Traduzido por tradutor em demand media studios
Como escrever uma carta de apresentação para questionários
As respostas espontâneas são as melhores para fins de investigação (Pixland/Pixland/Getty Images)

Algumas pesquisas exigem que o pesquisador faça perguntas às pessoas e, junto com o questionário, o pesquisador deve escrever uma carta de apresentação explicando o tema da sua pesquisa. Essa é uma cortesia comum para aqueles que se dispuseram a responder às perguntas. As cartas de apresentação também fornecem aos entrevistados instruções específicas sobre como responder aos questionamentos. Não forneça informações sobre o que você está realmente procurando, já que algumas pessoas podem tentar alterar as suas respostas para adequá-las ao que procura. Lembre-se de que as respostas espontâneas são as melhores para fins de investigação.

Instruções

  1. 1

    Abra o Word ou algum outro programa de computador no qual possa formular uma carta.

  2. 2

    Crie um cabeçalho para a carta de apresentação. Inclua seu nome, endereço, número de telefone e endereço de e-mail. Deixe a aparência tão profissional quanto for possível.

  3. 3

    Apresente-se na primeira frase do parágrafo, mesmo que a maioria das pessoas já saiba quem você é.

  4. 4

    Explique o projeto um pouco. Deixe o respondente saber por que você está fazendo isso. Não tenha medo de mencionar sua idade, se estiver preparando um projeto da escola.

  5. 5

    Dê aos entrevistados todas as instruções que eles precisam para preencher o questionário. Diga-lhes para escrever a primeira resposta que vier à sua cabeça para a maioria das perguntas, dependendo do tema do projeto e de quais são as perguntas.

  6. 6

    Adicione uma página separada para todas as informações dos respondentes que você precisa. Seja respeitoso à privacidade alheia e não peça informações desnecessárias. Tenha em mente que a maioria dos questionários para fins de pesquisa pede principalmente a idade e o sexo da pessoa que preenche o questionário. Forneça instruções específicas para não escreverem o seu nome ou o endereço nos formulários.

  7. 7

    Inclua o questionário com a carta de apresentação. Inclua também um envelope selado e autoendereçado para maior privacidade do entrevistado. Peça-lhes para enviar apenas o questionário e qualquer informação pertinente a você.

  8. 8

    Dê aos entrevistados a oportunidade de optar por sair. Certifique-se de afirmar claramente que eles não têm obrigação de responder ao seu questionário de pesquisa, já que algumas questões podem ser desconfortáveis para algumas pessoas.

  9. 9

    Finalize agradecendo aos entrevistados por disponibilizarem tempo para responder ao questionário. Certifique-se de que eles saibam o quanto você aprecia o seu tempo e esforço na realização da pesquisa.

Dicas & Advertências

  • Não copie manualmente e xeroque uma carta. É importante que as pessoas o levem a sério. Uma carta digitada corretamente mostra que você empregou muito tempo e esforço em criar as perguntas que o ajudarão a investigar plenamente o seu tema.

O que você precisa?

  • Computador
  • Impressora
  • Papel

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível