Mais
×

Como escrever uma carta para bancos

Atualizado em 23 março, 2017

Pessoas com problemas de crédito muitas vezes escrevem cartas para os bancos, chamadas cartas de explicação. Isso ocorre quando você teve problemas com dívidas do passado, que reduziram a sua pontuação de crédito. A carta de explicação é projetada para explicar a situação aos analistas de crédito para convencê-los a aprovar um empréstimo ou oferecer uma taxa de juro mais baixa. Uma carta para um banco deve ser escrita de modo formal e profissional.

Instruções

A carta de explicação é escrita para bancos para explicar a sua posição financeira (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Obtenha uma cópia do seu relatório de crédito. Dê uma olhada com atenção e faça anotações sobre contas em atraso ou outras informações negativas contidas nele.

  2. Enderece a carta. Comece a escrever a carta para os analistas de crédito, abordando-os com: "A quem possa interessar".

  3. Apresente-se. Ofereça uma breve descrição de quem você é e por que está escrevendo esta carta. Dê detalhes sobre o empréstimo que você está pedindo e diga que esta carta é uma explicação de sua situação financeira atual e do passado.

  4. Discuta cada conta em atraso listada em seu relatório de crédito. Muitas pessoas têm razões válidas para a inadimplência. Pessoas que sofreram com um problema grave, como um divórcio ou morte na família, são muitas vezes aquelas que escrevem cartas de explicação. Explique cada dívida que você tem e os detalhes que cercam a inadimplência.

  5. Anexe qualquer documentação importante. Todos os documentos que irão ajudar a provar o seu caso devem ser incluídos, como documentos de falência, do divórcio, ou recibos de bens que foram pagos. Indique na carta todos os documentos que você incluiu.

  6. Escreva um apelo para os analistas. Este tipo de carta pode ser relativamente curta, ou extremamente longa, dependendo da quantidade de informação e de questões financeiras. Gaste algum tempo criando um apelo no final da carta. Esta é uma tentativa de pedir aos bancos para aceitarem as informações que você forneceu.

  7. Revise a carta quando terminar e peça a alguém para procurar por erros ou omissões. Envie a carta ao seu analista de empréstimo pelo correio ou entregue em mãos. Seu oficial de empréstimo irá encaminhá-la para a empresa de crédito adequada.

O que você precisa

  • Relatório de crédito atual
  • Contas e documentação oficial
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article