Como escrever uma carta de boas-vindas aos alunos

Escrito por judy fisk | Traduzido por erika carmona
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever uma carta de boas-vindas aos alunos
Enviar uma carta para novos alunos antes do ano escolar começa pode gerar entusiasmo (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

É normal que crianças se sintam um pouco apreensivas antes do primeiro dia de aula. Mesmo as crianças extrovertidas podem se preocupar com como fazer novos amigos, enfrentar intimidações, ser rejeitado e lidar com a pressão acadêmica. De acordo com a psicóloga infantil Michelle Kees, crianças que se sentem mais ligadas à escola podem se sentir menos ansiosas no retorno às aulas. Os professores devem considerar o papel que podem desempenhar para ajudar a aliviar a ansiedade dos alunos nesse retorno. Enviar uma simples carta de "Bem-vindo à minha aula" até o final das férias pode gerar um sentido positivo de conexão e até mesmo entusiasmo sobre a volta deles para sua classe.

Nível de dificuldade:
Fácil

Instruções

  1. 1

    Obtenha uma lista da turma na secretaria da escola assim que ela estiver disponível. Solicite que ela contenha o nome completo de todas as crianças e o endereço de residência atual deles. Planeje enviar sua carta duas ou três semanas antes do início das aulas.

  2. 2

    Escreva "Bem-vindo à minha aula" no topo da carta, seguido do nome da escola, série e o número da sala. Para fins de contato, pule uma linha e escreva seu nome e endereço de e-mail ou número de telefone no canto esquerdo da carta. Comece a sua carta com uma saudação sensível. Personalize a mensagem chamando cada criança pelo seu primeiro nome. O padrão de saudação um pouco formal "Querida Alice" é apropriado.

  3. 3

    Inicie sua carta expressando sua animação devido à presença da criança em sua turma. Como diz a professora e pesquisadora de Harvard, Jaqueline Zeller, professores que comunicam com sucesso seu desejo de uma relação com os alunos ajudam as crianças a se sentirem mais seguras e protegidas, além de mais confiantes acadêmica e socialmente. Diga os motivos que a levou escrever a carta e mencione brevemente suas expectativas para o ano letivo. Escreva em primeira pessoa e use frases como: "Eu quis escrever para você, porque ..." e "Eu realmente espero que este ano seja ...".

  4. 4

    Explique em uma ou duas frases o que a criança poderá ter como expectativa para o ano letivo. Liste alguns temas que eles irão aprender, os projetos a serem realizados, além das atividades extracurriculares e possíveis viagens escolares. Relembre a criança de que ela terá oportunidade de fazer novos amigos, ou talvez o mais importante, reencontrar os antigos. Kees ressalta que conhecer alguém que estará na mesma sala de aula pode "reduzir bastante a apreensão e o medo do desconhecido", por isso mencione os antigos amigos conhecidos na carta.

  5. 5

    Resumidamente liste todas as expectativas que você tem para o ano. Evite discutir regras, rotinas em sala de aula e tarefa de casa. Mantenha o tom positivo. Explique as oportunidades que terão de realizar coisas diferentes do padrão de uma sala de aula convencional durante primeira semana.

  6. 6

    Incentive a criança a se preparar para o primeiro dia de aula e anotar todas as perguntas que ela possa ter. Alternativamente, indique que você incluiu o seu endereço de e-mail no topo da carta e incentive a criança a entrar em contato, caso queira, mesmo antes das aulas começarem.

  7. 7

    Finalize sua carta reafirmando o seu entusiasmo sobre o próximo ano e diga à criança o quão ansiosa você está para conhecê-la ou revê-la. Adicione um desejo amigável de que a criança desfrute o resto de suas férias e anime-a para retornar às aulas com uma atitude entusiasta.

  8. 8

    Assine a carta. Decida de qual forma deseja que os alunos em sala se refiram a você e assine dessa maneira. Por exemplo, escreva "Atenciosamente, Jane" ou "Tudo de bom, Sr. Pedro".

  9. 9

    Inclua um crachá de identificação para as crianças menores e inclua um adendo explicando que a criança deve usá-lo no primeiro dia de aula.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível