on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como escrever uma carta para se candidatar a um trabalho voluntário

Atualizado em 17 fevereiro, 2017

Em muitas áreas, como a psicologia, direito, medicina e medicina veterinária, a universidade exige que o aluno faça trabalho voluntário para cumprir horas complementares. Independente de qual seja a área de trabalho, como em uma clínica que fornece trabalhos gratuitos de esterilização e castração de animais, ou qualquer outro, os processos de seleção e contratação são muitos semelhantes aos de empregos remunerados. Sua carta de apresentação para um trabalho voluntário, portanto, deve estar bem escrita e persuadir o contratante que você possui o nível de experiência necessário para a posição.

Instruções

Muitos trabalhos voluntários fazem rigorosas exigências durante o processo de aplicação (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Comece a carta, digitando o seu endereço. Pule uma linha, e digite a data. Vá para outra linha e digite o nome do diretor da instituição e o título, o nome da organização e o endereço. Se você não sabe o nome do diretor, ligue para a organização e descubra. Uma carta direcionada a uma pessoa tem maior probabilidade de ser lida do que uma carta generalizada.

    Loading...
  2. Digite "Prezado Senhos / Senhora. (Sobrenome do diretor)", seguido por dois pontos.

  3. Comece o primeiro parágrafo com uma introdução explicando porque você está interessado em ser um voluntário nesta organização. Especifique qual a posição, pois a organização pode ter mais de uma oportunidade. Em seguida, dê uma breve declaração que antecipa o que você vai falar no restante da carta. Por exemplo, "Meu nome é João Sousa e estou interessado em ser voluntário no Clínica Veterinária X para realizar atendimentos gerais. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para explicar por que eu seria um bom candidato para esta posição."

  4. Comece o segundo parágrafo, explicando seu nível de escolaridade, experiências prévias e seus objetivos. Por exemplo, se você é um ótimo estagiário na área de veterinária e você deseja se voluntariar para ganhar experiência com os cuidados de animais, faça propaganda sobre sua formação. As organizações querem que os voluntários ajudem nas tarefas e, se houver uma grande competição por uma das posições, eles podem escolher a pessoa que poderia se beneficiar mais com a experiência. Além disso, convença a organização de que a sua educação já lhe proporcionou experiência suficiente para desempenhar as funções.

  5. Explique qual é seu trabalho ou outras experiências de voluntariado e como elas podem contribuir para a posição e para a companhia. Se você não possui outra experiência relacionada com o trabalho, omita este parágrafo ou discuta suas experiências extracurriculares. A menos que a experiência de voluntariado seja extremamente competitiva, você provavelmente não precisará ter experiência de trabalho.

  6. Finalize a carta agradecendo ao diretor pelo tempo gasto lendo sua carta. Forneça suas informações de contato, como número de telefone e e-mail, e declare que você gostaria de ter a oportunidade de discutir suas qualificações pessoalmente.

  7. Digite "Atenciosamente", e pule três linhas. Escreva seu nome. Imprima a carta e assine acima do seu nome digitado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...