Como escrever uma carta de devolução de um produto fechado

Escrito por marie sullivan | Traduzido por harumi miyashiro
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Como escrever uma carta de devolução de um produto fechado
Incluir uma carta com seu produto devolvido pode agilizar o processo de troca (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Retornar um produto fechado para uma empresa nem sempre é um processo simples. Políticas de devolução variam, por vezes tornando difícil retornar um item que chegou em boas condições. Muitas vezes pode haver um atraso no processamento de sua devolução, pois a empresa não recebe os detalhes apropriados sobre seu pedido. Para uma chance melhor de ter o seu retorno processado em tempo hábil, é necessário incluir uma carta que descreva as informações pertinentes sobre a sua devolução.

Nível de dificuldade:
Fácil

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Instruções

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    Claramente inclua seu nome completo e dados para contato no canto superior direito da sua carta. É importante que a empresa seja capaz de, rapidamente, identificar estas informações, a fim de auxiliar no processamento do seu retorno. Da mesma forma, inclua informações de contato da empresa no canto esquerdo da sua carta, diretamente abaixo de seus próprios detalhes de contato. Muitas vezes, sua carta pode precisar ser passada para outro departamento e vai ser útil para um funcionário da empresa, que recebe a sua carta, ver onde ela já foi.

  2. 2

    Forneça todas as informações de ordem relevante, incluindo a sua forma de pagamento. Você deve incluir todos os detalhes do pedido que a empresa forneceu a você com a confirmação da ordem. Isto pode incluir um número de ordem, um número de item individual, o nome e a descrição do produto comprado.

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    Explique a razão do retorno. Algumas empresas não aceitam devoluções, mesmo para itens não abertos, sem uma razão válida. Você deve indicar claramente por que está devolvendo o item para a empresa, ressaltando que o produto permanece fechado. Se o item chegou danificado, descreva a condição em que o produto chegou. Se você recebeu o pedido errado, não se esqueça de dar um nome e uma descrição do item que a empresa deveria ter enviado.

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    Solicite um reembolso, troca ou substituição. Deixe claro o seu desejo de retorno, tendo em vista que um reembolso ou troca nem sempre é possível quando a razão para o retorno não é devido a um erro da empresa. Muitas vezes, uma empresa apenas irá substituir os itens danificados, em vez de fornecer um reembolso. Se você sente que tem um caso claro para um reembolso ou troca do item, não se esqueça de incluir as razões pelas quais você sente que tem direito a isso.

Dicas & Advertências

  • Mantenha a sua carta tão breve quanto possível. Você deve incluir apenas os detalhes que são relevantes para o seu pedido, a fim de simplificar o processo de devolução. Se a empresa cometeu um erro, você pode educadamente apontar isso, mas não use o erro como uma desculpa para fazer comentários negativos sobre a empresa.
  • Ao fornecer informações de pagamento, proteja-se de roubo de identidade nunca incluindo seus dados completos do cartão de crédito. Em vez disso, forneça os quatro últimos dígitos do seu número de cartão de crédito, juntamente com a data de validade. A empresa será capaz de puxar os seus dados em seu sistema com esta informação.

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