Como escrever uma carta a um fabricante

Escrito por christina bush | Traduzido por juliana soares
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Como escrever uma carta a um fabricante
As cartas podem informar opiniões sobre os produtos dos fabricantes (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Escrever uma carta ao fabricante de um produto, que você gosta ou não, é uma ótima forma de informar a empresa sobre formas para melhorar ou manter a qualidade de seus produtos. Por meio da internet, escrever para empresas tem se tornado um processo simples e rápido. Seja enviando cartas pelo correio ou transmitindo suas ideias por um e-mail, as empresas apreciam o tempo gasto para ajudá-las a melhorar seus produtos.

Nível de dificuldade:
Fácil

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O que você precisa?

  • Endereço físico ou eletrônico da empresa
  • Papel e caneta ou computador

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Instruções

  1. 1

    Escreva sobre suas experiências, sejam elas boas ou ruins. Descrevendo todos os detalhes de sua interação com o produto, você ajudará a empresa a resolver o problema ou manter a qualidade atual.

  2. 2

    Verifique o produto sobre o qual está escrevendo para encontrar o endereço do fabricante. Se não houver nenhum endereço na embalagem, a internet pode ser usada para acessar o site do produto e conseguir o endereço físico ou eletrônico de um representante da marca.

  3. 3

    Inclua o nome do produto, todos os números de identificação, a data do incidente e o preço de compra do produto em sua carta ou e-mail. Essas informações permitirão que a empresa confirme se foi um incidente isolado na produção ou se outros fatores afetaram o produto sobre o qual está escrevendo.

  4. 4

    Indique formas como a empresa pode resolver seu problema ou preocupação, se houver. Substituição do produto, devolução do dinheiro ou cupons para as próximas compras são possíveis formas de retribuição.

  5. 5

    Escreva em carta que informe todas as suas preocupações específicas, mas faça comentários educados, evitando palavrões, tons mais ríspidos ou ameaças.

  6. 6

    Conclua a carta e guarde-a por 24 horas para se esquecer da experiência e para reler depois que conseguir se acalmar e repensar sobre possíveis frases mais ríspidas que tenha escrito.

  7. 7

    Envie sua carta ou e-mail, tendo certeza de que ela fará uma diferença positiva.

Dicas & Advertências

  • Uma carta de reclamação útil concentra-se somente em fatos e omite as emoções. Certifique-se de que sua carta claramente descreve o assunto, sendo o mais educado possível.

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