×
Loading ...

Como escrever uma carta de intenção

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma carta de intenções é um tipo de carta comercial expressando um desejo de se comprometer com alguma coisa - normalmente uma posição de trabalho ou se candidatando para uma universidade. Ela também é semelhante a uma carta de vendas em que o seu objetivo é vender um produto - neste caso, você estará vendendo a si mesmo. Sua tarefa é convencer o leitor, explicando por que você é a pessoa certa para o cargo e por que quer a posição.

Instruções

Uma carta de intenção é como uma carta de venda, sendo que o produto é você mesmo (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Digite seu nome e endereço. Escreva a data (dia, mês e ano), o nome e o endereço da pessoa a quem está se dirigindo e uma saudação ao leitor.

    Loading...
  2. Escreva um breve parágrafo de introdução (não mais que duas ou três frases) descrevendo a si mesmo e expondo suas referências.

  3. Escreva os parágrafos centrais. Uma ou duas frases descrevendo seus pontos fortes. Uma ou duas explicando as razões pelas quais está se candidatando para o cargo ou universidade. Conclua o parágrafo com uma declaração esclarecendo os motivos de sua escolha pela empresa ou universidade em particular, mencionando algo sobre a instituição que impressiona você.

  4. Escreva um parágrafo de conclusão. Nele, escreva uma declaração reiterando seus pontos fortes e dê continuidade com uma segunda frase pedindo ao leitor que responda de alguma maneira, seja através de uma entrevista pessoal, por telefone ou resposta escrita (inclua um número de telefone e endereço eletrônico onde possa ser encontrado). Escreva uma frase final agradecendo ao leitor por seu tempo.

  5. Assine a carta.

Loading...

Dicas

  • Seja breve. Uma carta de intenção não deve conter mais de uma página.
  • Evite o uso de palavras muito grandes, jargões, gírias e coloquialismos.
  • Releia e verifique a ortografia de sua cartas antes de enviá-la.

O que você precisa

  • Computador

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...