Como escrever uma carta de negócios para apresentar um novo produto

Escrito por belinda tucker | Traduzido por debora cristina
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Como escrever uma carta de negócios para apresentar um novo produto
Clientes podem ser encorajados a comprar o seu produto com o incentivo certo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Escrever uma carta de negócios efetiva para o propósito de lançar um novo produto requer algum planejamento. Conhecer bem o seu produto e o seu leitor facilita o processo. É preciso uma carta chamativa para conseguir a atenção de seus leitores, pois eles são bombardeados por centenas, ou até mesmo milhares de mensagens de vendas todos os dias. A competição é acirrada, então é crítico que sua carta mostre claramente como o seu produto tornará suas vidas melhores. Apelar para as emoções de seus clientes em potencial é a melhor forma de encorajá-los a comprar.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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Instruções

  1. 1

    Prepare-se para escrever a carta de vendas. Em uma folha de papel, escreva todas as características do produto, com os benefícios listados na frente de cada característica. Enquanto faz a lista, tenha em mente quem é o leitor e o que ele provavelmente vai gostar no seu novo produto. Compilar essa lista vai ajudá-lo a decidir qual benefício usar como título. A lista também vai prepará-lo para escrever o corpo da carta de vendas.

  2. 2

    Formate a carta como uma carta de negócios normal, com o endereço do cliente, a data, a saudação, o texto e o fechamento nivelado à esquerda da página. A principal diferença entre uma carta de vendas e uma carta de negócios é o título, que ficará centralizado no topo da página.

  3. 3

    Escreva a frase título. Centralize-a no topo da página. Consulte sua lista de características e benefícios para selecionar o seu título, o que promova o benefício mais empolgante que o produto oferece. Use uma fonte maior para o título para fazê-lo destacar-se na página. Alguns escritores usam uma questão provocativa para chamar a atenção do leitor. Por exemplo, uma carta de vendas escrita para anunciar um novo aspirador de pó que não tenha saco coletor poderia perguntar: "Você está cansado de trocar sacos coletores de pó bagunçados?".

  4. 4

    Enderece a carta a uma pessoa específica sempre que possível. Certifique-se de escrever o nome corretamente. Se tiver alguma dúvida sobre como soletrá-lo, verifique antes de adicioná-lo à carta. Use também o título da pessoa, se o souber.

  5. 5

    Escreva o corpo da carta. Enfatize os benefícios em vez das características. Nunca deixe um leitor dizendo "E daí?" porque você não definiu claramente o benefício de uma característica em particular. Em outras palavras, se você disser, por exemplo, que o aspirador de pó que você está vendendo é dobrável, certifique-se de explicar o benefício derivado. Uma forma efetiva de dizê-lo seria: esse aspirador é dobrável para que possa ser guardado facilmente. Para facilitar a leitura, recomenda-se que as características e benefícios sejam listados item por item.

  6. 6

    Finalize a carta com um convite à ação. Você deve pedir ao seu cliente para comprar. Adicionar um senso de urgência para comprar é uma ferramenta altamente efetiva para fazer o leitor comprar imediatamente. Por exemplo, você pode oferecer um desconto que dure até uma certa data. Outra forma de conseguir que um cliente compre imediatamente é oferecer um brinde para compras efetuadas até uma certa data.

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