Como escrever para várias pessoas uma carta pedindo demissão

Escrito por karen s. johnson | Traduzido por vitoria felix
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever para várias pessoas uma carta pedindo demissão
Escrever uma carta de demissão para várias pessoas não é motivo de preocupação (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A felicidade de começar um novo emprego pode ser momentaneamente interrompida pela expectativa de escrever uma carta de demissão para o emprego atual. Para piorar ainda mais as coisas, a empresa o obriga a escrever esta carta para três ou quatro pessoas, e você não tem a menor ideia do protocolo adequado para esta situação. Relaxe. É mais fácil do que você imagina. Independente da experiência que você teve com seu chefe atual, comece a carta de demissão com pensamentos positivos. Faça com que a sua última comunicação com aquele profissional não gere nenhuma reclamação ou má vontade.

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Comece com um formato padrão de carta de negócios ou pessoal. Já que você está escrevendo para várias pessoas, será necessário ter mais do que um endereço se elas estiverem em lugares diferentes. Se estiverem no mesmo endereço, coloque apenas os nomes em linhas separadas, começando com o mais importante, e então coloque o endereço físico abaixo dos nomes.

  2. 2

    Escreva a sua saudação. Em se tratando de muitos destinatários, existem algumas possíveis abordagens. Para destinatários do mesmo sexo, você pode se dirigir a eles individualmente, como "Caros Sr. Souza, Sr. Matias, Sr. Vieira e Sr. Santos". Ou, para todos os cavalheiros, use “cavalheiros”. Sua saudação deve estar escrita assim "Caros cavalheiros. Souza, Matias, Vieira e Santos". O equivalente para mulheres é "damas". "Caras damas Souza, Matias, Vieira e Santos". Para gêneros misturados, use saudações separadas, como "Caros Sr. Souza e Sra. Matias" ou "cavalheiros" para os homens e "Damas" para as mulheres. Só use "Srta." para se dirigir a uma mulher se você tiver certeza do estado civil dela ou souber que ela prefere ser chamada assim.

  3. 3

    Escreva a sua intenção de se demitir no primeiro parágrafo, com a data efetiva. Se a empresa requer uma notificação com antecedência, use este parágrafo para informar a sua intenção. Por exemplo "Estou escrevendo para informar a vocês da minha demissão como vice-presidente associado, a ser efetivada na sexta-feira, dia 26 de maio, ao final de meu aviso prévio". Mesmo que o empregador lhe peça para que deixe a empresa imediatamente e aceite um pagamento em vez de trabalhar durante o aviso prévio, você estará cumprindo sua obrigação de avisar com antecedência.

  4. 4

    Informe a razão pela qual você está pedindo demissão no segundo parágrafo. Você não precisa dar detalhes, especialmente se estiver indo trabalhar em outra empresa. Você pode afirmar que é uma razão de saúde, pessoal ou familiar, como: "Minhas razões para deixar a empresa são pessoais e relacionadas com minha família, e de maneira nenhuma deverão ser tomadas como um reflexo da minha satisfação com o emprego ou da felicidade com a empresa". Se você estiver pedindo demissão por causa de outro emprego, simplesmente informe que você decidiu aceitar outra oportunidade que é mais próxima de seus objetivos profissionais, pessoais ou familiares.

  5. 5

    Escreva sua apreciação e ofereça assistência no terceiro parágrafo. Independente de sua experiência, mesmo que seja uma apreciação unicamente financeira, expresse-a. Você pode simplesmente afirmar: "Eu apreciei meu trabalho nesta empresa e levarei comigo, nesta nova fase da vida, todas as coisas que aprendi". Claro que, se sua experiência tiver sido mais positiva, você deve afirmar isso na sua carta. Ofereça ajuda para qualquer transição necessária no tempo que ainda lhe resta. Você pode colocar isto em um parágrafo conclusivo, caso o terceiro parágrafo tenha ficado muito grande. Termine com uma saudação profissional, como "sinceramente".

Dicas & Advertências

  • Agora é a hora de revisar o seu contrato para orientações em relação à demissão. Isto é particularmente importante se você estiver indo trabalhar para um concorrente. Talvez valha a pena consultar um advogado de causas trabalhistas, especialmente se você fizer parte da administração superior.
  • Não use a carta de demissão como uma maneira de expressar suas queixas. Ela será guardada no arquivo da empresa. Em alguns anos, ou menos tempo, vários dos seus colegas de trabalho podem não estar mais na empresa, e pode não haver mais pessoas que conviveram e trabalharam com você. A carta no seu arquivo pode ser a única impressão que um novo diretor de recursos humanos terá de você, então faça uma que seja profissional.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível