Como escrever uma carta pedindo doações

Escrito por natalie smith | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever uma carta pedindo doações
As pessoas são mais dispostas a ajudar se você pedir diretamente a elas (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

A melhor maneira de solicitar doações para sua instituição é pedir pessoalmente. Se você não pode enviar funcionários para ficar na frente do supermercado local ou ir de porta em porta, sua segunda melhor opção é escrever cartas explicando sua causa e pessoalmente pedindo por doações. Entretanto, como qualquer outra carta de vendas, sua carta de doação precisa atrair o interesse da audiência e ganhar a simpatia das pessoas, caso contrário elas não continuarão a ler ou não doarão para sua causa.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Comece sua carta digitando a data. Pule uma linha e digite o nome do destinatário e endereço em linhas separadas. Dê mais uma linha de espaço e digite "Prezado Sr./Prezada Srª. (mais o nome e sobrenome)", seguido por dois pontos. Se você tem uma lista de emails para o envio, use a função mala direta no seu programa de texto para inserir o nome e endereço do destinatário no local adequado na carta, assim como o nome na área de saudação.

  2. 2

    Comece a carta com um fato ou estatística surpreendente ou outra afirmação que imediatamente atraia a atenção do leitor. Por exemplo, se estiver escrevendo uma carta solicitando doações para uma cozinha pública que serve famílias do bairro, pode-se escrever, "Você sabia que uma em cada seis crianças em nossa cidade passam fome a cada noite?" Vários leitores ficarão surpresos com esta afirmação e continuarão lendo sua carta.

  3. 3

    Explique seu projeto e o que você faz. Dê exemplos concretos e específicos de como ele ajuda aos outros ou executa suas funções, de maneira que o destinatário possa ver como seu dinheiro seria usado. Se o dinheiro beneficia em parte sua organização, explique quanto da doação irá para a causa e quanto irá para despesas gerais, como taxas administrativas.

  4. 4

    Peça uma quantidade específica de dinheiro. Se seu público não é rico ou se apenas uma pequena quantidade de dinheiro de vários doadores é necessária para ajudar sua causa, peça um valor pequeno, como R$10, e sugira que é possível escolher doar mais, caso o leitor queira. Os destinatários da carta ficarão mais dispostos a doar se você pedir por uma quantidade razoável de dinheiro, que a maioria das pessoas possa doar.

  5. 5

    Encerre sua carta reiterando seu apelo por ajuda e a necessidade de doações. Explique como mesmo uma pequena doação pode fazer a diferença e diga a eles especificamente como doar.

  6. 6

    Digite "Atenciosamente" e dê três linhas de espaço. Digite seu nome completo e cargo. Imprima a carta no papel timbrado da sua organização e assine cada uma acima de seu nome digitado. Se estiver mandando muitas cartas para assiná-las uma a uma, insira uma assinatura digitalizada no arquivo da carta ou tenha um carimbo com a sua assinatura.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível