Como escrever uma carta de reclamação e obter os resultados desejados

Escrito por ehow contributor | Traduzido por débora sousa
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Como escrever uma carta de reclamação e obter os resultados desejados
Escrever uma carta de reclamação é uma forma eficaz de abordar suas preocupações (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Se você tiver recebido um serviço mal feito de uma empresa, é importante informar à gerência da sua reclamação. Se o gerente no local não conseguir resolver a situação, pode ser necessário entrar em contato com a liderança corporativa da empresa. Uma carta de reclamação bem escrita os aconselhará sobre o problema e poderá ser uma melhor chance de resolução.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Informações de contato da empresa

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Instruções

  1. 1

    Encontre as informações de contato da empresa. O ideal é entrar em contato com alguém do escritório executivo, como o chefe executivo ou o presidente da empresa. Você geralmente pode encontrar isso no site da empresa.

  2. 2

    Descreva a sua reclamação de forma clara. Certifique-se de incluir fatos específicos, como a localização da loja onde o problema ocorreu, a data e a hora do incidente e os nomes de pessoas que estiveram envolvidas. Se você não receber o nome do empregado, tente pelo menos relatar a sua posição (gerente, caixa ou vendedor, por exemplo).

  3. 3

    Explique o que você exige para considerar a sua queixa resolvida. Um pedido de desculpas, reembolso ou vale-presente são os mais comuns. Se você não incluir o que espera da sua carta de reclamação, a pessoa que estará lidando com o problema não saberá o que fazer.

  4. 4

    Agradeça à pessoa pelo tempo e atenção dedicados ao assunto. Ao agradecê-la com antecedência, você deixa a impressão de que espera que sua reclamação seja abordada de forma adequada.

Dicas & Advertências

  • Embora você possa estar compreensivelmente chateado com a sua experiência, é melhor manter um tom mais formal em sua carta.
  • Revise-a em busca de erros de digitação ou gramaticais.
  • Não faça ameaças em sua carta de reclamação. Isso pode fazer com que o leitor seja menos propenso a considerar o seu pedido de resolução.

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