Como escrever uma carta de reclamação para os recursos humanos

Escrito por ciaran john | Traduzido por juliana soares
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Como escrever uma carta de reclamação para os recursos humanos
Entenda como deve ser feita uma reclamação à área de recursos humanos (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Os funcionários que se sentem maltratados ou discriminados normalmente registram reclamações no departamento de recursos humanos. Ao escrever uma carta de reclamação para essa área, as pessoas devem informar claramente suas queixas para que a empresa possa direcioná-las. A maioria dos departamentos de solicita que os funcionários registrem reclamações por meio de formulários. Os registros escritos ajudam ambos os lados, caso o problema seja maior e acabe em um processo. As reclamações verbais são mais difíceis de direcionar e as pessoas que só reclamam dessa forma correm o risco de serem ignoradas pelos empregadores.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Ligue seu computador e abra um programa processador de textos. Reclamações feitas à mão podem parecer pouco profissionais e ser difíceis de ler. Inclua seu nome completo, endereço, e-mail e número de telefone no topo da página. Mais abaixo, coloque o nome da empresa e o endereço e digite a data. Enderece a carta com "À quem possa interessar".

  2. 2

    Escreva um breve parágrafo com a natureza de sua reclamação. Se você sentir que foi discriminado, especifique o tipo de discriminação pela qual passou. Informe o nome da pessoa ou das pessoas que são o foco de sua reclamação. Se não estiver satisfeito com a política geral da empresa, mencione especificamente qual a política e, se aplicável, a data em que entrou em vigor.

  3. 3

    Escreva o corpo da carta como uma narrativa, incluindo a sequência de eventos que culminaram em sua carta de reclamação. Mencione datas específicas em ordem cronológica e suas ações, assim como as de outras pessoas que sejam relevantes em sua queixa.

  4. 4

    Conclua a carta explicando a ação que espera que a área de recursos humanos tome. Se você quiser uma transferência interna ou uma reunião de mediação com seu chefe, deve mencionar isso na carta. Agradeça antecipadamente ao leitor por direcionar suas reclamações. Finalize com uma expressão do tipo "Atenciosamente". Imprima duas cópias da carta, uma para o departamento de RH e outra para seus registros.

  5. 5

    Envie sua carta ou entregue pessoalmente para um funcionário do RH. Juntamente com a carta, envie quaisquer documentos necessários, como e-mails, memorandos ou contracheques.

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