O que é um gerente de clínica?

O gerente de clínica pode trabalhar em áreas médicas e odontológicas

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Um gerente de clínica é um profissional de gestão em uma área como medicina, odontologia ou advocacia que coordena todas as funções de uma clínica particular. De acordo com o Escritório de Estatísticas do Trabalho dos Estados Unidos (Bureau of Labor Statistics, referência 1), uma clínica médica de grande porte inclui médicos que trabalham próximos a um gerente de tempo integral que desenvolve planos e dirige as operações de negócios.

Salário

De acordo com o Escritório de Estatísticas do Trabalho, o salário médio de um gerente de serviços médicos e de saúde ganhava cerca de R$ 160.480,00 (salário anual), em maio de 2008.

Requisitos mínimos

Algumas clínicas particulares não exigem que o candidato tenha um diploma universitário, mas aceitarão experiência prática (referência 1). Na área médica, os gerentes de clínica podem ter um título de bacharel, mestrado em gestão ou administração.

Pessoal

Um gerente de clínica supervisiona todas as funções do pessoal, inclusive contratações, compensações, demissões, pagamentos e manutenção de registros.

Finanças

Um gerente de clínica supervisiona os processos financeiros de uma clínica, inclusive orçamento, pagamentos, contabilidade, compras, seguros e gerenciamento de riscos.

Serviço ao consumidor

Esse profissional supervisiona o pessoal de escritório e o da recepção para assegurar que todos os clientes, ou pacientes, recebam um alto nível de serviços.

Tecnologia

O gerente supervisiona todos os aspectos técnicos de uma clínica particular, inclusive a equipe de informática, e assegura que os sistemas técnicos funcionem de maneira integrada.

eHow Brasil
×