×
Loading ...

Como escrever uma carta de referência para um amigo procurando casa

Atualizado em 23 março, 2017

O mercado imobiliário oferece muitas opções para aqueles que estão procurando imóveis para alugar ou comprar. O processo exige que o potencial comprador possua várias qualificações, incluindo, mas não se limitando, a questões financeiras, de trabalho e de caráter. Embora o senhorio ou proprietário possam verificar facilmente as posições financeira e profissional do candidato, identificar um potencial inquilino ou comprador requer uma assistência externa. Os potenciais inquilinos ou compradores podem solicitar a amigos e conhecidos referências pessoais, para que forneçam um portfólio imobiliário completo. Se um amigo solicitar uma referência do tipo, seguir algumas dicas pode ajudá-lo a conseguir uma casa no futuro.

Instruções

Compor uma carta de referência exige tempo e esforço, então reserve um tempo para revisão (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

    Componha uma carta de referência pessoal

  1. A carta deve incluir uma breve história, descrevendo o contexto no qual você conhece o sujeito. Embora você não precise divulgar informações irrelevantes, forneça um apanhado, incluindo a extensão de seu relacionamento e as condições sob as quais vocês se conheceram, se for apropriado. Se for um ex-colega de trabalho ou de turma, informe esse fato, pois amplia sua análise. Destaque os pontos fortes sobre os antecedentes de seu amigo, sua educação ou conquistas. Mesmo se outras referências mencionarem tais fatos, reforçá-las só ajuda a estabelecer o caráter dele. O senhorio ou agente de financiamento de um potencial inquilino ou comprador faz uso não só de informações financeiras ou profissionais do candidato, mas se baseia também em referências pessoais para tomar uma decisão.

    Loading...
  2. Avalie os formatos profissionais de redação de cartas. Passar a referência adequada exige firmeza e profundidade para uma candidatura. Certificar-se de que a carta é bem redigida e oferece um panorama que chama atenção pode auxiliar o portfólio do potencial inquilino ou comprador. Uma carta bem escrita, embora preencha todos os requisitos, não fornece um relatório satisfatório se feita de forma amadora. Procure por modelos de cartas profissionais online, dentre os quais aqueles oferecidos pela Microsoft, disponibilizados online, usáveis mesmo que você não tenha o programa. Esses modelos são oferecidos com uma interface amigável, permitindo ao usuário inserir as informações necessárias de acordo com um estilo pré-formatado.

  3. Entre em contato com uma imobiliária para buscar assistência. Procure a empresa para qual você endereçará a carta e esclareça suas expectativas. A candidatura de seu amigo implica em uma série de fatos, incluindo possíveis referências de outros indivíduos. Procure por instruções diretamente com uma instituição bancária ou com o senhorio para que nenhum erro seja cometido. Também, na preparação da carta, inclua informações sobre o caráter de seu amigo e o seu nível de responsabilidade. A instituição ou o indivíduo que aprovam a candidatura buscam por garantias de que o inquilino ou o possível comprador será capaz de honrar as obrigações e deveres do contrato. Embora uma carta de referência forneça somente uma perspectiva desse indivíduo, ela dissipa qualquer receio de inexatidão ou omissão que possa afetar o processo de tomada de decisão.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...