×
Loading ...

Como escrever uma carta de referência para uma babá

Atualizado em 21 novembro, 2016

Adolescentes geralmente conseguem o primeiro emprego cuidando de crianças, como babás. Por isso, muitos pais precisam escrever uma carta de recomendação para as babás quando elas estão procurando um novo emprego. Esse tipo de carta pode ter diferentes objetivos e o autor deve declarar quais são as qualidades e capacidades para uma outra pessoa.

Instruções

Cartas de referência devem ser digitadas e assinadas antes de serem entregues ao novo empregador (pen and mouse image by Yuriy Poznukhov from Fotolia.com)
  1. Pergunte à babá a quem a carta deve ser dirigida e a data em que ela deve ser preenchida. Você pode começar com "A quem interessar possa" ou "Senhor(a)", se nenhum nome específico for dado.

    Loading...
  2. Escreva o primeiro parágrafo da carta, incluindo o nome da pessoa que você está recomendando, a relação entre vocês dois e o período durante o qual ela trabalhou para você. Por exemplo, "Eu gostaria de externar com entusiamo a recomendação de Maria da Silva para o cargo de babá. Maria cuidou do meu filho de 2 anos depois da escola durante os últimos 9 meses".

  3. Escreva o segundo parágrafo da carta especificando as tarefas da babá. Tenha certeza de incluir todas as tarefas e como ela era como empregada. Normalmente, esse é o parágrafo mais longo da carta. Por exemplo, "Maria sempre buscou meu filho na escola no horário certo todas as tardes e o trouxe para casa. Ela preparava e servia um lanche da tarde e depois o ajudava com as tarefas escolares, além de brincar com ele. Ela é independente, organizada e excelente com crianças. Maria sempre seguiu minhas recomendações no cuidado com o meu filho e ele frequentemente pedia para que ela cuidasse dele quando eu não pudesse estar presente".

  4. Experiência e certificações devem ser inclusas no terceiro parágrafo. Se não existir nenhuma, siga para o último parágrafo. Por exemplo, "Além de ajudar a cuidar de crianças, Maria tem conhecimentos de primeiros socorros e é professora auxiliar na escola dominical do bairro".

  5. Encerre a carta de referência enunciando o que o potencial empregador ganhará se contratá-la, fornecendo informações de contato caso haja alguma dúvida. Por exemplo, "Eu recomendo fortemente a contratação de Maria como babá. Ela tem habilidade com crianças, sabe as necessidades delas e foi um prazer tê-la como empregada. Sinta-se à vontade para me contactar caso precise de mais informações a esse respeito. Atenciosamente, Ana dos Santos".

  6. Você pode enviar uma cópia assinada por e-mail para a pessoa que você está recomendando, além de enviar a carta original por correio ou pessoalmente para o potencial empregador.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...