Como escrever uma carta de saída da Igreja

Escrito por gale macaulay-newcombe | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever uma carta de saída da Igreja
Deixar sua igreja é uma grande decisão. (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

É hora de ir embora. Talvez você esteja se mudando e deixar sua igreja é uma das muitas despedidas difíceis. Talvez exista um conflito não resolvido e você deseja encontrar um ambiente mais positivo. Talvez não concorde com os ensinamentos da igreja. Não importa a circunstância, uma carta de saída oferece um depoimento claro e breve do motivo pelo qual você e sua família estão indo embora, deixando sua partida digna e respeitável.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Saindo em boas condições

  1. 1

    Faça uma lista com os membros da sua família de tudo que vocês desfrutaram na igreja. Discutam atividades das quais cada um de vocês faziam parte e o que apreciaram sobre a comunidade da igreja e sobre os sacerdotes. Essa pode ser uma conversa emocional, mas pode ser um passo importante no processo de luto. Se for verdade, garanta aos seus filhos que vocês visitarão a igreja sempre que voltarem à cidade e que eles farão amizades na nova igreja a qual pretende se juntar.

    Como escrever uma carta de saída da Igreja
    Toda a família deve dar sua opinião na carta. (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  2. 2

    Pense em um presente que você pode dar à igreja em agradecimento ao auxílio à sua família. O presente deve não só refletir o envolvimento da sua família com a igreja, mas também apresentar uma necessidade genuína. Um membro do coral pode dar um ou mais livros de hinos, enquanto uma família com crianças pequenas pode dar uma caixa de materiais de artesanato variados. Uma doação em dinheiro também é adequada e você pode designá-la para o fundo de ações geral ou para um uso específico.

    Como escrever uma carta de saída da Igreja
    Que presente seria o agradecimento mais expressivo pelo auxílio da igreja a você? (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  3. 3

    Enderece a carta ao sacerdote sênior. Se ele não mantém pessoalmente a lista de membros, envie-a também para a pessoa responsável por ela.

  4. 4

    Declare que você e sua família estão deixando a igreja. Diga a data do último domingo em que pretende estar presente no culto.

  5. 5

    Diga a razão de sua partida. Se desejar, peça por informação sobre igrejas de sua religião na área para onde você está se mudando. Se houve algum conflito ou desavença do passado, esclareça que esse não é o motivo pelo qual está indo embora.

  6. 6

    Declare em termos amigáveis e genuínos o que sua família gostou nos membros da igreja. Seja breve e autêntico. Faça referências a discussão que a família teve no passo 1. Declare que, se sua família voltar à cidade, você tentará fazer uma visita. Forneça seu novo endereço e, se desejar, peça para continuar na lista de endereços para o envio de notícias.

  7. 7

    Informe para a igreja sobre o presente que pretende dar em agradecimento ao auxílio à sua família. Pergunte se será um bom presente ou se existe algo que a igreja precise mais.

  8. 8

    Assine a carta com o nome de todos os membros da família. Faça com que cada um assine a carta pessoalmente.

    Partindo por causa de um conflito

  1. 1

    Depois que os membros adultos de sua família decidiram que você deve sair, sente com seus filhos e os informe. Responda suas perguntas de forma apropriada para suas idades. Lembre dos bons momentos que cada um de vocês teve na igreja, os amigos que fizeram, as atividades das quais participaram e o auxílio do clero. Se você pretende procurar uma igreja diferente, garanta aos seus filhos que eles encontrarão novos amigos lá. Se planeja deixar de ir a igreja definitivamente, faça um plano específico com suas crianças sobre como passarão as manhãs de domingo agora.

    Como escrever uma carta de saída da Igreja
    Pode ser difícil para seus filhos entenderem por que vocês estão deixando a igreja. (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  2. 2

    Enderece a carta ao sacerdote sênior. Ele saberá com quem compartilhá-la.

  3. 3

    Declare que você e seus filhos estão renunciando sua participação na Igreja e dê uma data específica da sua renúncia. Declare os nomes que deverão ser retirados do quadro de membros. Por exemplo, você pode dizer "Nós, João e Jane Souza, junto de nossos filhos, Samuel e Sabrina, estamos renunciando nossa participação na comunidade da Igreja Littletown, em 15 de Maio de 2011".

  4. 4

    Expresse claramente, mas sem acusações, que está indo embora por causa do conflito. Por exemplo, você poderia dizer "O motivo para nossa saída é o conflito existente sobre a pastoral da juventude", ou "Nós estamos saindo porque não concordamos com a posição da igreja sobre métodos contraceptivos". Se você já fez um esforço genuíno anteriormente para resolver o conflito, não precisa dar mais detalhes do que isso na carta.

  5. 5

    Reconheça que está renunciando os benefícios da participação por você mesmo e pelas crianças. Por exemplo, se sua igreja só permite a comunhão de membros, diga "Nós entendemos que renunciando nossa participação na igreja, nós, João e Jane, junto de nossos filhos, Samuel e Sabrina, não seremos mais bem-vindos na comunhão".

  6. 6

    Declare claramente se você aceitará uma visita do clero ou outra pessoa da igreja à sua casa. Algumas igrejas visitam membros que estejam saindo e não retirarão seus nomes da lista de membros até que uma visita tenha sido feita. Você tem a liberdade da religião, entretanto, e não é obrigado a aceitar a visita. Considere se essa visita o ajudará, talvez para lhe dar uma sensação de desfecho.

  7. 7

    Assine a carta por todos os familiares que sejam considerados membros da igreja. Por exemplo, se sua filha adolescente se juntou à igreja, ela também deve assinar a carta. Entretanto, se seus filhos pequenos ainda não são considerados membros, não devem assinar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível