on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como escrever uma carta solicitando computadores para sua escola

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Para escrever uma carta solicitando uma doação de computadores para a sua escola você deverá usar um tipo de carta comercial formal. Uma carta comercial é composta de título, endereço, saudação, corpo e encerramento. Você pode escrever uma carta comercial à mão ou utilizar um modelo em um computador. Cartas comerciais são uma maneira formal de solicitar doações, permitindo ao destinatário considerar as suas demandas e motivações.

Instruções

Escreva cartas comerciais às empresas para solicitar doações (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Faça um título para a sua carta. Escreva o seu endereço na primeira linha no canto direito do papel de modo que termine na margem. Escreva a cidade, estado e código postal (CEP) na segunda linha. Separe a cidade e o estado com uma vírgula. Escreva a data, dia, mês e ano na terceira linha. Separe o mês e o ano com vírgula.

    Loading...
  2. Pule uma linha e escreva o endereço do destinatário. Escreva o nome da empresa na primeira linha tocando a margem esquerda do seu papel. Escreva o endereço da empresa na próxima linha. A cidade, o estado e CEP deverão ser escritos na terceira linha.

  3. Pule mais uma linha e escreva a sua saudação. Enderece a sua carta ao destinatário escrevendo o nome da pessoa após a palavra "prezado". Comece com letra maiúscula e alinhe a sua saudação à esquerda do papel. Coloque uma vírgula após o nome do destinatário, exemplo "Prezado Sr. Jonas".

  4. Pule mais uma linha sem fazer recuo. Escreva o corpo de sua carta comercial. Inclua o nome de sua escola e a razão pela qual você esta escrevendo. Por exemplo, "Eu sou aluno do quarto ano da escola tal, em Botafogo, Rio de Janeiro. Estou escrevendo para você porque minha escola necessita de mais computadores e eu tenho a expectativa de que possa nos ajudar com uma doação."

  5. Pule mais uma linha sem fazer recuo. Explique como os computadores ajudariam as crianças de sua escola no segundo parágrafo do corpo da carta. De exemplos de como os alunos seriam beneficiados com esta doação. Por exemplo, "Os computadores velhos de nossa escola não funcionam bem e nós mal conseguimos utilizá-los. Novos computadores na escola tal nos possibilitariam aprender a digitar e assim podermos escrever e-mails para nossos colegas em outros estados. Além disso, poderíamos fazer pesquisa via internet para projetos de ciências e usar softwares para estudar matemática e leitura.

  6. Pule mais uma linha sem fazer recuo. Escreva um últimmo paragrafo em agradecimento à pessoa pelo seu tempo e por levar em consideração a sua solicitação. Adicione informações de contato com a escola como telefone onde seu diretor pode ser encontrado.

  7. Pule outra linha e escreva um encerramento como "Atenciosamente", seguido de vírgula. Garanta que seu encerramento esteja escrito no lado direito do papel, terminando na margem.

  8. Pule duas linhas e coloque o seu nome abaixo do encerramento. No espaço que ficou entre o encerramento e o seu nome coloque a sua assinatura.

Loading...

O que você precisa

  • Lápis e papel ou
  • Um computador

Referências

Loading ...
Loading ...