Como escrever uma carta solicitando reembolso pelo aluguel de um carro

Escrito por morgan smith | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever uma carta solicitando reembolso pelo aluguel de um carro
Escrever uma carta é a melhor maneira de solicitar reembolso (writing image by Alison Bowden from Fotolia.com)

Acidentes de trânsito custam a você mais do que os reparos no carro; podem existir outros custos, como contas médicas, dias de trabalho perdidos e até o aluguel de um carro adicional. Vários acidentes não são graves e não vale a pena envolver um advogado. Se você teve custos ao alugar um carro por causa de um acidente de trânsito, esboce uma carta solicitando uma compensação do outro motorista ou da sua seguradora.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Cópia do recibo pelo aluguel do carro
  • Cópia do boletim de ocorrência do acidente
  • Informação de contato da outra pessoa envolvida no acidente ou de sua seguradora

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Comece sua carta digitando o cabeçalho, incluindo seu nome e endereço e o nome e endereço da pessoa a quem você está se dirigindo. Inclua a data e o número do protocolo, se a carta estiver indo para a seguradora. Destine a carta ao departamento responsável ou use o nome e cargo, se a carta for direcionada a uma pessoa em particular.

  2. 2

    Descreva brevemente o acidente, informando a data, pessoas envolvidas e as ruas ou local em que ocorreu. Por exemplo, "No dia 2 de março de 2010, o Sr. José bateu na frente do meu automóvel no cruzamento das ruas Alameda Jardins e Álvaro Ramos, no bairro Guariú, em Belo Horizonte". Explique por que você precisou alugar um carro como consequência do acidente, detalhe os custos, e explique por que precisou do carro alugado pelo período de tempo considerado. Apoie essa evidência com a cópia de seu recibo ou conta do aluguel.

    Como escrever uma carta solicitando reembolso pelo aluguel de um carro
    Cartas de solicitação são formais, nunca escreva à mão (computer image by michele goglio from Fotolia.com)
  3. 3

    Explique em detalhes por que o outro motorista provocou o acidente. Nenhuma pessoa ou empresa vai lhe reembolsar por gastos com o aluguel de um carro se você não explicar por que um tribunal não o forçaria a pagar. O outro motorista passou no sinal vermelho ou ficou colado na traseira? Observe se ele recebeu uma multa por alguma violação das regras de trânsito. Se a polícia multou o outro motorista, há uma chance maior de um tribunal o julgar como causador do acidente. Apoie essa informação com uma cópia do registro do acidente ou da polícia.

  4. 4

    Sintetize sua carta com uma solicitação de reembolso pelos custos com o aluguel do veículo. Por exemplo, "Pelas razões citadas acima, eu solicito reembolso por gastos com o aluguel de um carro, no valor de R$ 462". Inclua um tempo limite para um resposta, como 30 dias. Explique quais documentos você está anexando com sua carta de solicitação. Por exemplo, "Junto com esta carta estão uma cópia do meu recibo pelo aluguel do carro e uma cópia do boletim de ocorrência". Encerre a carta com uma afirmação educada mas formal falando sobre sua disponibilidade e inclua a melhor maneira de entrar em contato com você.

  5. 5

    Assine a carta com "Atenciosamente" ou "Respeitosamente", dê três espaços e então digite seu nome e sobrenome. Dê mais um espaço e adicione em negrito e itálico a palavra "Anexos", para indicar que você está incluindo os documentos de apoio em sua carta. Assine com caneta azul ou preta no espaço acima de seu nome e sobrenome.

    Como escrever uma carta solicitando reembolso pelo aluguel de um carro
    Nunca assine a lápis, use sempre caneta (signature image by Allyson Ricketts from Fotolia.com)

Dicas & Advertências

  • Essa abordagem pode ser usada para solicitar reembolso da sua própria seguradora também.
  • Se o acidente causou sérios danos, incluindo contas médicas, ou causou dor e sofrimento, não envie uma carta de solicitação por reembolso apenas por custos com aluguel de um carro, e pense seriamente em procurar um advogado. Contacte associações locais ou organizações de ajuda legal em busca de uma referência. A maioria dos advogados oferecerá uma consulta gratuita.
  • Não concorde em assinar uma quitação por todo o acidente. Apenas assine a quitação liberando a seguradora de quaisquer obrigações pelo reembolso do aluguel do carro.
  • Se sua seguradora pagou por uma parte de seus custos com o aluguel, contacte seu agente antes de enviar a carta de solicitação. Uma seguradora tem o direito a reembolso pelos custos que tiveram por causa do acidente e, em vários estados norte-americanos, você precisa solicitar reembolso para sua seguradora, assim como para você mesmo, em relação aos custos do aluguel de um carro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível