Carreira e dinheiro

Como escrever uma carta solicitando um trabalho de volta

Escrito por jasmine haryana | Traduzido por jesse mourao
Como escrever uma carta solicitando um trabalho de volta

Escreva uma carta e peça seu emprego de volta

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Se você tomou uma decisão precipitada e saiu de um emprego ou desencantou-se com o novo, conseguir um trabalho antigo pode ser uma tarefa assustadora. E se você foi despedido ou demitido, o desafio pode ser ainda maior. Mesmo assim, muitas vezes pode valer a pena enviar uma carta solicitando seu emprego de volta em uma antiga empresa. Com alguns métodos práticos e um pouco de bom senso, você pode ter muitas chances de ser readmitido.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

O que você precisa?

  • Programa de editor de textos
  • Impressora
  • Papel ofício
  • Envelope

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Comece a carta com os cumprimentos. Enderece a carta formalmente ("Prezado Sr. Simon"), em vez de mais informal ("Ei, Joe").

  2. 2

    Inclua uma frase de abertura citando a época em que ainda trabalhava na empresa. Diga, por exemplo: "Como deve lembrar-se, eu exerci a função de Analista de Publicidade para a Smith Innovations de maio de 2006 a junho de 2007".

  3. 3

    Destaque uma lembrança positiva de quando trabalhava na empresa. Tente colocar alguma realização sua nesse período de trabalho. Escreva, por exemplo: "Tenho saudade de quando trabalhei com a equipe de edição na preparação do lançamento do programa SmithTech".

  4. 4

    Refira-se brevemente à sua saída sem justa causa. Escreva frases como: "Eu deixei a Smith Innovations, com relutância, para ganhar experiência em gerenciamento na Jones Productions" ou "Eu fui notificado da minha demissão da Smith Innovations durante o grande corte de gastos em 2007".

  5. 5

    Indique a posição desejada. Opte por uma posição genérica (por exemplo, "analista de publicidade") em vez de um título específico ("Analista Sênior de Produção de Publicidade"), pois isso pode aumentar suas chances de admissão.

  6. 6

    Deixe claro que está disposto a se candidatar à vaga e se submeter ao processo de seleção.

  7. 7

    Ofereça novas vantagens que terão ao recontratá-lo. Cite qualquer curso ou formação recente e experiência de trabalho relevante em outras empresas usando exemplos específicos.

  8. 8

    Anexe seu currículo e mencione-o na carta.

  9. 9

    Encerre a carta cordialmente. Agradeça o destinatário por seu tempo e deseje-lhe felicidades. Digite suas considerações finais seguidas de vírgula (Atenciosamente,") e deixe quatro quebras de linha.

  10. 10

    Digite seu nome e imprima a carta. Utilize tinta azul ou preta para assinar entre o fechamento e o nome digitado.

Dicas & Advertências

  • Enderece sua carta à pessoa de mais influência na empresa, e com quem você tenha um relacionamento positivo. Se não tiver nenhum atual e bom relacionamento com algum potencial gerente, envie a carta para o departamento de recursos humanos.
  • Evite incluir autoenvolvimento e explicações complicadas em relação à sua saída, detalhes de sua vida ou por quê você acha que não deveria ter sido demitido.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media