Mais
×

Como escrever um cartão desejando pêsames de maneira adequada

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Passar pela perda de um ente querido pode ser uma situação devastadora para enfrentar e os cartões desejando pêsames podem ajudar a família do falecido a lidar com a ausência. Mande uma mensagem de condolências para alguém que perdeu uma pessoa amada recentemente para que ele saiba que seus pensamentos estão com ele. Mandar um cartão é a coisa adequada a fazer, não importa se o indivíduo que está em luto seja um parente, amigo próximo ou conhecido do trabalho. Escreva a mensagem de pêsames usando a etiqueta adequada.

Instruções

Escrever cartões desejando suas condolências à família em luto pode ajudá-la a lidar com a perda do ente querido (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Posicione uma régua no envelope para usá-la como guia quando for escrever. Simplesmente segure-a em linha reta com a mão com a qual você não escreve.

  2. Escreva o nome da pessoa para quem você enviará o cartão desejando pêsames. Se você é um amigo próximo da família e a mensagem é para todos os familiares, ela deve ser endereçada à viúva, ao viúvo ou ao filho adulto mais velho. Se você é um amigo ou conhecido do trabalho de um parente, dirija-se a esse indivíduo. Pode ser apropriado usar os títulos adequados, embora isso não seja necessário. Por exemplo, você pode escrever "Sra. Elaine Teixeira" ou "Elaine Teixeira". Utilize essas expressões se você não for muito próximo à família.

  3. Usando a sua melhor letra, escreva o endereço completo. Utilize as informações do falecido, se a mensagem for endereçada à família, ou da pessoa que você conhece melhor. Se você souber apenas o endereço de trabalho da pessoa que está em luto, coloque-o no cartão.

  4. Coloque seu nome e endereço completos no canto superior direito da parte de trás do envelope ou na aba da frente, mesmo que a pessoa a quem você está enviando o cartão saiba onde você mora. Por causa do momento difícil pelo qual os membros da família estão passando, eles podem pedir a ajuda de alguém que não conhece você para ajudá-los a escrever as mensagens de agradecimento.

Dicas

  • Crie um cartão de pêsames que seja curto e respeitoso, uma vez que você não quer emocionar excessivamente a família em luto, e apenas ofereça o seu apoio.
  • Assine o cartão com o seu nome completo, já que outra pessoa pode ter o primeiro nome igual ao seu.
  • Nunca é tarde demais para expressar suas condolências, embora seja ideal enviar o cartão dentro de uma ou duas semanas após a perda.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article